Tetra em reciclagem de latas – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
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Tetra em reciclagem de latas

1 de abril de 2005

Índice de 95,7% leva o Brasil à liderança, pelo quarto ano consecutivo na atividade

O Brasil bateu novamente o recorde mundial de reciclagem de latas de alumínio para bebidas em 2004, com o índice de 95,7%, 6,7 pontos percentuais acima de sua marca anterior. Pelo quarto ano consecutivo o país está na liderança do ranking mundial que inclui apenas os países em que a atividade não é obrigatória por lei, entre os quais, o Japão e os Estados Unidos. Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira do Alumínio – Abal e pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade – Abralatas, a performance brasileira atingiu a marca de 121,3 mil toneladas de latas de alumínio recicladas em 2004, que corresponde a cerca de 9 bilhões de latas no ano ou 25 milhões de latas por dia, ou ainda mais de um milhão por hora. As latas de alumínio são o carro-chefe da reciclagem. Em escala crescente a cada ano, o reaproveitamento desse tipo de sucata tem levado o Brasil ao topo do ranking mundial desde 2001. Hoje, somente a etapa de coleta (a compra das latas usadas) injeta anualmente R$ 450 milhões na economia nacional, volume financeiro equivalente a empresas que estão entre as 500 maiores do país. Esse resultado é fruto da conjugação de vários aspectos. O principal deles é o fato de o país possuir um mercado de reciclagem já estabelecido em todas as suas regiões. Além disso, a facilidade na coleta, transporte e venda e o alto valor da sucata de alumínio, aliados à grande disponibilidade durante todo o ano estimularam a reciclagem das latas de alumínio para bebidas, provocando também mudanças no comportamento do consumidor. Um dos fatores que mais contribuiu para o progresso da reciclagem no país foi o engajamento da classe média. Entre 2000 e 2004, cresceu de 10% para 19% a participação de condomínios e clubes na coleta de latas usadas. Outro dado relevante é o surgimento de cooperativas e associações de catadores em todo o país: a participação dessas entidades na coleta de latas de alumínio passou de 43% para 52% nos últimos quatro anos. Maior eficiência O avanço tecnológico no setor aumentou significativamente a produtividade da indústria, fazendo crescer o aproveitamento da matéria prima: quando as latas de alumínio começaram a ser fabricadas no Brasil, nos anos 90, produziam-se 64 latas com um quilo de alumínio, ao passo que hoje é possível fabricar 74 latas com a mesma quantidade de matéria prima. Hoje, o mesmo alumínio de uma lata que sai da fábrica leva apenas 30 dias, em média, para voltar ao mercado como matéria prima de uma nova lata. A lata de alumínio é a única embalagem que pode ser inteiramente reciclada para a fabricação de outras latas idênticas, de forma econômica e auto-sustentada. Vantagens ambientais e sociais Para devolver o alumínio ao mercado, a reciclagem economiza 95% da energia elétrica que é utilizada na produção do metal a partir da bauxita (minério de onde se extrai o alumínio). O volume de latas recicladas no Brasil em 2004, 121,3 mil toneladas, economizou cerca de 1.700 GWh/ano, ou seja, 0,5% de toda a energia elétrica gerada no país e o suficiente para abastecer uma cidade de mais de um milhão de habitantes, como Campinas (SP), por exemplo. Além do estímulo à consciência ecológica e da economia de energia elétrica, a reciclagem de latas de alumínio gerou no ano passado uma economia de mais de 600 mil toneladas de bauxita. Entre os benefícios sociais da reciclagem de latas de alumínio destaca-se a geração de emprego e renda para aproximadamente 160 mil pessoas em uma série de atividades que vão desde a coleta até a transformação final da sucata em novos produtos. Em 2004, mais de 16 mil escolas, creches e instituições cadastradas em programas de reciclagem de alumínio trocaram latas usadas por mais de 14 mil itens, entre equipamentos eletrônicos, mobiliário, kits escolares e cestas básicas. Outras sucatas de alumínioAlém da reciclagem de latas, está crescendo também o aproveitamento de outras sucatas de alumínio. Ao todo foram recicladas, em 2004, cerca de 270 mil toneladas do metal, que representa 36% de seu consumo doméstico – a média mundial é de 32%.

Índice de Reciclagem de Latas de Alumínio – Brasil

 

Período
Latas de Alumínio (toneladas)
Índice Reciclagem
(2)/(1) (%)
Vendidas (1)
Coletadas (2)
1990
7.747
3.548
45,8
1991
12.260
4.528
36,9
1992
13.000
5.120
39,4
1993
21.402
10.650
49,8
1994
30.343
17.068
56,3
1995
49.694
31.204
62,8
1996
66.459
40.763
61,3
1997
96.462
61.744
64,0
1998
126.394
82.355
65,2
1999
118.578
86.409
72,9
2000
132.415
102.852
77,7
2001
138.863
118.009
85,0
2002
139.978
121.144
86,5
2003
125.798
111.963
89,0
2004
126.775
121.294
95,7

Fonte:

ABAL – Associação Brasileira do Alumínio e ABRALATAS – Associação
Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade (a partir de 2003).

Mais Informações para a Imprensa:

ABAL – Assessoria de imprensa – Clique aqui

Abralatas – Associação dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade (www.abralatas.org.br)

Sobre a Abal Principal entidade da indústria do alumínio, a Abal – Associação Brasileira do Alumínio, congrega 100% dos produtores de alumínio primário e indústrias transformadoras do metal, que representam cerca de 80% do consumo doméstico, além de empresas consumidoras de produtos de alumínio, fornecedores de insumos e serviços. Fundada em 1970, a Abal tem como foco o desenvolvimento da indústria do alumínio, a difusão de novas tecnologias e o suporte informativo aos associados e à opinião pública, promovendo a competitividade interna e externa de um setor que representa 3,3% do PIB industrial brasileiro. Por meio de comissões, comitês e grupos de trabalho, a entidade desenvolve projetos visando à descoberta de novas aplicações para o metal e à representação do setor junto aos órgãos governamentais e da comunidade. Mais informações podem ser obtidas no site www.abal.org.br
Sobre a Abralatas A Abralatas – Associação dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade, fundada em outubro de 2003, representa os fabricantes de latas de alumínio, seus fornecedores, demais empresas e associações interessadas na promoção e no uso dessa embalagem. Seus objetivos principais são: zelar pela competitividade da lata de alumínio; divulgar as vantagens da embalagem no que se refere ao meio ambiente, à economia do país, ao consumidor, à indústria e ao comércio; incentivar o avanço tecnológico no setor; e colaborar para o estabelecimento de marcos regulatórios nas questões de resíduos sólidos visando ao equilíbrio ecológico. Mais informações podem ser obtidas no website www.abralatas.org.br.

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