Uma ferramenta a serviço da informação – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
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Uma ferramenta a serviço da informação

16 de agosto de 2007

Estrutura do site da ABAL propicia à pesquisa e é fonte recorrente de procura por informações sobre o alumínio

A ABAL, ao longo de seus 37 anos, tem servido à indústria do alumínio e ajudado a desenvolver o mercado interno, por meio de uma série de ações de divulgação dos usos e propriedades do metal. Entre as atividades principais da entidade está a produção e divulgação de conteúdo, de informações que abasteçam as empresas do setor – sobretudo as associadas à entidade – e a sociedade como um todo. Faz parte dessa estratégia a produção do Anuário Estatístico e de outras publicações específicas, como guias técnicos; os boletins informativos “Agenda ABAL” e “Agenda Comex”; o clipping de notícias; e claro, o site da associação (www.abal.org.br) ferramenta que concentra todos esses produtos “ABAL”, além de diversas informações a respeito do alumínio, como processos de produção, obtenção, estatísticas da indústria, aplicações, reciclagem, produtos e serviços das associadas, entre outras. Reformulado há um ano e meio, e alinhado aos sites internacionais de entidades como a EAA e IAI, o site da associação é um verdadeiro portal de informações que atende a diversos públicos. Estão ali, por exemplo, à disposição dos associados da entidade, as publicações exclusivas da ABAL, as cotações internacionais de alumínio primário, cotações de liga secundária e de sucata, os boletins eletrônicos e o clipping de notícias. Os internautas ainda têm acesso livre a uma série de informações sobre a indústria, os usos e aplicações do alumínio. A correta estratégia definida pela Comissão de Divulgação e Marketing da ABAL de transformar o site em um portal de informações, somada à credibilidade dos produtos e serviços oferecidos pela associação refletem no número de acessos diários ao site: são mais de 1.400 visitas por dia, segundo as estatísticas do provedor de acesso do site da ABAL. A análise desses dados estatísticos é uma ferramenta imprescindível para a entidade buscar a melhoria contínua dos serviços de comunicação, sendo possível conhecer os anseios e as maiores necessidades de quem busca informações sobre alumínio na internet. De posse desses dados, a ABAL pode definir com mais precisão onde concentrar seus esforços de comunicação para melhor atender essa demanda. Perfil de acessos De acordo com as estatísticas, entre janeiro e julho deste ano o site foi visitado mais de 300 mil vezes, com uma média mensal de 43 mil acessos ou 1.400 por dia. O pico das visitações foi o mês de maio, com 55.822 acessos (1.800 por dia), por conta do III Congresso Internacional do Alumínio e ExpoAlumínio 2007. Outro dado interessante é que os internautas navegam, em média, por quatro páginas do site, cada vez que o acessam. A média mensal, nesse caso, é de quase 185 mil páginas visitadas por mês. As buscas de informações atualizadas, seja por meio de notícias, clipping e dados sobre atividades da associação, representam 20% das páginas acessadas, o que confirma o caráter informativo do site. As páginas de serviços – que contém informações técnicas como normas e manuais – e o de processo de obtenção e transformação do alumínio concentram 25% das visitas, provando que o site é fonte recorrente de pesquisa segura e confiável. A atualização constante do conteúdo é outro fator significativo e que reflete a alta audiência do site, O vídeo informativo “Embalagens descartáveis de alumínio no microondas, pode?”, por exemplo, foi lançado em meados de junho e já teve 400 acessos. O Aluauto – boletim eletrônico trimestral desenvolvido pelo Comitê de Transportes da ABAL – é outro exemplo de sucesso: a última edição do informativo teve uma média de 7200 visitas/mês até julho e a 13ª edição, lançada na primeira semana de agosto, já acumulou cerca de 700 acessos.

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