Voluntários da Alcoa promovem ação em prol de abrigo que atende pessoas em situação de rua – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Voluntários da Alcoa promovem ação em prol de abrigo que atende pessoas em situação de rua

17 de agosto de 2021

 

Na Alcoa, a aprendizagem dos estagiários não se restringe apenas à vivência profissional. Eles são incentivados a atuar em atividades comunitárias, sendo responsáveis, todos os anos, por organizarem uma ação comunitária (ACTION). A iniciativa realizada on-line, nos dias 03, 04 e 10 de agosto, beneficiou o Abrigo Casa Viva, mantido pela Associação Bem-viver de Apoio à Comunidade, que atende pessoas em situação de rua, em extrema pobreza, muitas com transtornos mentais.

O primeiro dia foi dedicado a conhecer a instituição e seu público; o segundo à preparação do bate-papo com os colaboradores do Abrigo sobre o Programa 5S, de organização, limpeza e padronização. Já no último dia foi promovido um bingo com os atendidos.

“O ACTION foi extremamente importante para o Abrigo, em vários sentidos”, destacou Raissa Lamberti Santos Mantovani, Coordenadora da instituição. “Tivemos a oportunidade de apresentar o nosso trabalho para os voluntários e receber treinamento de 5S, que vai nos ajudar muito. O bingo possibilitou aos nossos acolhidos momentos de descontração e interação com os voluntários, e os recursos que receberemos serão direcionados à implantação de uma horta vertical e aquisição de novas mesas e bancos para o refeitório, que já estão muito desgastados”.

Para Elivelton Ferraz, estagiário de Assuntos Institucionais e um dos organizadores do evento, a experiência em realizar ações voluntárias é única.

“Saber que podemos contribuir de alguma forma, mesmo que remotamente, é algo muito gratificante, ainda mais para nós, estagiários, iniciantes no mercado de trabalho. Ter essa vivência e aproximação com a comunidade, permite entender sua realidade e gerar uma troca mútua, entre os voluntários e as pessoas que são beneficiadas com a ação”, disse.

“Este ano, os nossos voluntários realizarão ainda mais quatro ações, que contemplarão instituições de Poços de Caldas (MG), Andradas (MG) e Divinolândia (SP)”, contou Maria Cristina Gonçalves, consultora de Assuntos Institucionais. “Não é fácil exercer o voluntariado em tempos de pandemia, mas com muita disposição e criatividade, nossos voluntários têm realizado um lindo trabalho, contribuindo com as instituições das comunidades onde atuamos, tanto com seu trabalho quanto com os recursos financeiros doados pelo Instituto Alcoa”.