Otimismo na Construção Civil
Lideranças ligadas ao setor acreditam no bom desempenho da construção civil nos próximos anos
Otimismo, esse foi o tom do discurso dos integrantes do painel “A Situação Atual e os Novos Rumos da Construção Civil”, que antecedeu a abertura da IX Feira Internacional de Esquadrias, Ferragens e Componentes – FESQUA 2012, no último dia 17 de outubro.
O encontro, promovido pela Associação Nacional dos Fabricantes de Esquadrias de Alumínio – AFEAL e sediado no auditório do Centro de Exposições Imigrantes (SP), reuniu lideranças de 13 entidades ligadas ao setor da construção civil, entre associações, federações e sindicados.
Para Lucínio Abrantes dos Santos, presidente da AFEAL, o setor tem crescido devido à forte expansão da construção civil. “Para 2013, prevemos aumento de consumo de esquadrias de alumínio da ordem de 6%”, diz. O executivo também defendeu a união da cadeia produtiva do setor de esquadrias e fachadas de alumínio para enfrentar desafios como o desenvolvimento e aplicação das normas técnicas; o fortalecimento dos Programas Setoriais da Qualidade; a ampliação da capacidade dos laboratórios da construção civil; e a capacitação de mão de obra qualificada.
Adjarma Azevedo, presidente da ABAL, também concordou que o momento é de otimismo, “o consumo de produtos de alumínio deste ano será igual ao de 2011, mas nossa previsão inicial é de alta de 10% em 2013” e ressaltou que o setor do alumínio crescerá, em média, 7,2% até 2025. “Nós temos pela frente uma grande oportunidade de crescimento, para ambos os setores, alumínio e construção civil”.
O Governo Federal, representado pela coordenadora do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), Maria Sallete Weber, afirmou que, ao longo dos últimos anos, houve uma grande mudança em relação às políticas públicas, principalmente no que tange à construção civil. Segundo ela, programas como o PAC e o Minha Casa Minha Vida tem contribuído para o crescimento do setor.
Feira
Sua porta de entrada para o mundo do alumínio. Com essa proposta a ABAL participou da Fesqua 2012 decorando seu estande com um grande painel ilustrando as etapas da cadeia produtiva do alumínio e tendo à mostra as diversas publicações técnicas e estatísticas produzidas regularmente pela entidade, além da distribuição de folders institucionais e da Revista Alumínio.
Além da ABAL, participaramm da FESQUA 2012 as empresas associadas: ASA, Alcoa, Belmetal, Hydro, Olga Color, Prolind, Tamboré e Votorantim Metais – CBA.