Otimismo na Construção Civil – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Otimismo na Construção Civil

23 de outubro de 2012

Lideranças ligadas ao setor acreditam no bom desempenho da construção civil nos próximos anos

 

Otimismo, esse foi o tom do discurso dos integrantes do painel “A Situação Atual e os Novos Rumos da Construção Civil”, que antecedeu a abertura da IX Feira Internacional de Esquadrias, Ferragens e Componentes – FESQUA 2012, no último dia 17 de outubro.

O encontro, promovido pela Associação Nacional dos Fabricantes de Esquadrias de Alumínio – AFEAL e sediado no auditório do Centro de Exposições Imigrantes (SP), reuniu lideranças de 13 entidades ligadas ao setor da construção civil, entre associações, federações e sindicados.

Para Lucínio Abrantes dos Santos, presidente da AFEAL, o setor tem crescido devido à forte expansão da construção civil. “Para 2013, prevemos aumento de consumo de esquadrias de alumínio da ordem de 6%”, diz. O executivo também defendeu a união da cadeia produtiva do setor de esquadrias e fachadas de alumínio para enfrentar desafios como o desenvolvimento e aplicação das normas técnicas; o fortalecimento dos Programas Setoriais da Qualidade; a ampliação da capacidade dos laboratórios da construção civil; e a capacitação de mão de obra qualificada.

Adjarma Azevedo, presidente da ABAL, também concordou que o momento é de otimismo, “o consumo de produtos de alumínio deste ano será igual ao de 2011, mas nossa previsão inicial é de alta de 10% em 2013” e ressaltou que o setor do alumínio crescerá, em média, 7,2% até 2025. “Nós temos pela frente uma grande oportunidade de crescimento, para ambos os setores, alumínio e construção civil”.

O Governo Federal, representado pela coordenadora do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), Maria Sallete Weber, afirmou que, ao longo dos últimos anos, houve uma grande mudança em relação às políticas públicas, principalmente no que tange à construção civil. Segundo ela, programas como o PAC e o Minha Casa Minha Vida tem contribuído para o crescimento do setor.

Feira
Sua porta de entrada para o mundo do alumínio. Com essa proposta a ABAL participou da Fesqua 2012 decorando seu estande com um grande painel ilustrando as etapas da cadeia produtiva do alumínio e tendo à mostra as diversas publicações técnicas e estatísticas produzidas regularmente pela entidade, além da distribuição de folders institucionais e da Revista Alumínio.

Além da ABAL, participaramm da FESQUA 2012 as empresas associadas: ASA, Alcoa, Belmetal, Hydro, Olga Color, Prolind, Tamboré e Votorantim Metais – CBA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *