Acabamentos – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
ALUMÍNIO: PROCESSOS DE PRODUÇÃO

Acabamentos

É importante observar que o alumínio é normalmente usado sem acabamentos especiais de qualquer espécie. Isto se aplica a todas as diferentes formas de alumínio, considerando-se chapas para telhas, perfis extrudados para construção de estufas, móveis tubulares para jardim, pistões fundidos para veículos automotores ou folha para embalagem de alimento.

Em outras palavras, para muitas aplicações, o acabamento natural do alumínio é totalmente satisfatório, tanto em aparência como em durabilidade. O alumínio é adequado a numerosos acabamentos superficiais de proteção e decoração, alguns próprios do alumínio e outros que também se aplicam a outros metais.

Anodização

anodizacaoAnodização é o processo pelo qual um filme de óxido natural é artificialmente produzido no alumínio, por meio do ânodo de um eletrólito. O filme anódico recém-formado, antes do estágio final de selagem, é poroso e pode absorver material de coloração. Esta é a base da maioria dos acabamentos coloridos anodizados e possibilita a impressão em determinadas áreas, reproduzindo claramente pequenos detalhes.

Uma variada gama de cores para aplicações arquitetônicas podem também ser obtidas sem uma separação do tratamento de coloração. Uma porcentagem controlada de silício e outros elementos é introduzida na composição da liga e a composição do eletrólito é modificada. A durabilidade das cores independe da solidez à luz dos corantes ou dos pigmentos e eles são, por isso, especialmente duráveis. A anodização de coloração natural também é frequentemente empregada para conferir uma resistência adicional à corrosão.

Acabamentos Mecânicos

Além de oferecer uma boa resposta às operações de polimento mecânico normal e de lustramento, o alumínio pode receber texturas decorativas por processos mecânicos. As lavragens são realizadas em chapas por cilindros gravados com o relevo desejado. Efeitos de acabamento acetinado podem ser dados por meio de escovamento, jateamento ou aplicação de um composto de polimento sem gordura.

Pintura

acabamentos-pinturaDiversos tipos de pintura, baseadas em acrílicos, vinilas e outros plásticos, são adições vantajosas à ampla gama de acabamentos para o alumínio. Especialmente em chapas para aplicações na construção civil e na manufatura dos vários tipos de móveis.

Filmes plásticos podem ser aplicados na forma laminada, permitindo o uso de revestimentos em relevos mais espessos. Tintas e vernizes aderem facilmente ao alumínio, próprios para a impressão de detalhes informativos e para realçar a aparência de todos os tipos de embalagens.

 ico-voltar Processos de Produção
 ico-veja-tambem Laminação
 ico-veja-tambem Estampagem
 ico-veja-tambem Extrusão
 ico-veja-tambem Forjamento
 ico-veja-tambem Fundição
 ico-veja-tambem Soldagem
 ico-veja-tambem Usinagem
 ico-veja-tambem Reciclagem