Extrusão – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
ALUMÍNIO: PROCESSOS DE PRODUÇÃO

Extrusão

É um processo de transformação termomecânica no qual um tarugo de metal é reduzido em sua seção transversal quando forçado a fluir através do orifício de uma matriz (ferramenta), sob o efeito de altas pressões e temperatura. Como uma pasta de dente sendo expelida para fora de seu tubo.

A variedade de perfis que podem ser extrudados em alumínio é praticamente ilimitada. O processo reduz custos, pois elimina operações posteriores de usinagem ou junção, e possibilita a obtenção de seções mais resistentes pela adequada eliminação de juntas frágeis e uma melhor distribuição de metal. Entre os principais tipos de produtos extrudados estão perfis sólidos, tubulares e semi-tubulares. Suas aplicações são ideais para os setores de construção civil, bens de consumo, indústria elétrica e transportes.

extrusao2

Trefilação

É um processo de transformação pela deformação mecânica a frio que permite a diminuição da seção transversal de um produto pela passagem através de uma matriz, por esforço de tração. Análogo à laminação, o processo aumenta as propriedades mecânicas da liga, diminuindo as tolerâncias dimensionais, melhorando o acabamento superficial e produzindo bitolas que seriam mais complexas de se obter por extrusão. Normalmente, são trefiladas ligas não tratáveis (aumentando suas propriedades mecânicas) e tratáveis termicamente (nas quais a função é a de precisão dimensional). A indústria utiliza dois sistemas de trefilação:

• Em bancos: para barras e tubos de maior diâmetro;
• Em blocos rotativos: para dimensões menores de vergalhões e tubos.

 ico-voltar Processos de Produção
 ico-veja-tambem Laminação
 ico-veja-tambem Estampagem
 ico-veja-tambem Forjamento
 ico-veja-tambem Fundição
 ico-veja-tambem Soldagem
 ico-veja-tambem Usinagem
 ico-veja-tambem Acabamentos
 ico-veja-tambem Reciclagem