A indústria próxima dos catadores – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

A indústria próxima dos catadores

6 de setembro de 2012

A cadeia de reciclagem do alumínio acredita na parceria e já investe nesse modelo de negócio

 

Como aproximar as cooperativas de catadores de materiais recicláveis das empresas recicladoras. Foi com essa proposta que a ABAL, por meio de sua Comissão de Reciclagem, participou do “Ciclo de Debates Abralatas 2012 – prefeituras e catadores: uma integração necessária”, evento que percorreu as capitais Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre e Manaus, entre o fim de julho e o mês de agosto.

Como era de se esperar, cada uma das capitais teve reações distintas quanto à participação do Movimento Nacional dos Catadores, do poder público e dos candidatos, entretanto a diversidade em nada afetou a qualidade, pelo contrário, enriqueceu, principalmente para aqueles que puderam estar presente em todos os encontros.

Por parte da indústria de reciclagem de alumínio, mostramos aos catadores, representados na ocasião por diversas cooperativas, que o setor tem a clara intenção de estar próximo a eles, na medida em que for atendido com sucata dentro de padrões mínimos de qualidade, volumes com constância e em condições comerciais de mercado. A forma como a ABAL se apresentou permitiu aos presentes que fixassem o conceito de que na indústria não há preferências por uma ou outra fonte, mas sim o objetivo de ter a sucata de alumínio disponível para evitar rupturas no processo produtivo.

Outro ponto a destacar é a importância dos catadores para a sustentabilidade da cadeia de coleta de latas de alumínio para bebidas e de outros materiais recicláveis. Não por outra razão, a ABAL compartilha do desejo legítimo dos catadores na busca pelo reconhecimento e pela profissionalização da atividade, inclusive, com o interesse em ajudar na capacitação desses profissionais, a fim se fortalecer a cadeia como um todo.

Prova disso, mostramos durante o Ciclo de Debates uma iniciativa de centro de coletas de sucata administrado pela indústria, próximos a cooperativas e associações de catadores, comprovando que a indústria do alumínio acredita e tem investido nesse modelo de negócio, antes mesmo de ser requisitada.

Ao final todos ganharam, uma vez que independentemente do posicionamento de cada um, poder público, cooperativas e indústria, o Ciclo de Debates acabou por propiciar o que existe de mais valioso na democracia: a escolha consciente.

Por Carlos Roberto de Morais – coorden

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *