A reciclagem do alumínio cada vez mais integrada à cadeia – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

A reciclagem do alumínio cada vez mais integrada à cadeia

26 de março de 2012

Opção por dois dias de Seminário permitirá aos congressistas acompanhar outros temas que integram a programação do Congresso Internacional do Alumínio

 

Consagrado como o principal encontro do setor no país, a décima primeira edição do Seminário Internacional de Reciclagem do Alumínio – realizado em conjunto com V Congresso Internacional do Alumínio – concentrou em dois dias uma seleção de temas que certamente contribuirão para o contínuo desenvolvimento desta atividade no Brasil.

O Seminário tem início no dia 24 de abril, às 14h, com a palestra “Preserving Metal Units Utilizing the Latest Generation of Aluminium Dross” proferida por James Herbert, vice-presidente de operações da empresa Americana Altek, LLC. Na sequência há a apresentação de seis trabalhos técnicos inscritos, os quais concorrem ao prêmio de Melhor Trabalho Técnico sobre Reciclagem, patrocinado pela Novelis do Brasil.

A programação do dia 25 é toda dedicada a palestras especiais e painéis e inicia-se às 9h com um painel sobre Política Nacional de Resíduos Sólidos, abordando os modelos de tratamento de resíduos sólidos aplicados em diversos países e suas implicações para a cadeia produtiva do alumínio. O painel terá como debatedores representantes de entidades que estão atuando efetivamente na conformação dos acordos setoriais entre o governo, setor privado e sociedade.

Na sequência, Patrick de Schrynmakers, da EAA-European Aluminium Association, apresenta o tema “Preparando a indústria de reciclagem para o futuro”. A ideia é mostrar como a Europa pretende repetir o mesmo sucesso obtido com as latas na reciclagem de outros materiais que contém alumínio, como é o caso de esquadrias, fachadas, equipamentos de energia solar e tantos outros.

No período da tarde do dia 25, está programada uma palestra sobre a tributação na indústria de reciclagem do alumínio, que deve abordar, entre outros aspectos, a guerra fiscal; em seguida, Marco Fujihara, do Instituto Tótum, irá falar sobre o conceito do “selo verde” abordando os produtos de alumínio reciclado ou com conteúdo reciclado.

O dia se encerra com um painel que abordará o mercado nacional de sucata de alumínio, tratando dos impactos do aumento da demanda e da redução da oferta de alumínio primário na disponibilidade de sucata; da tendência da geração de sucata industrial e de obsolescência, entre outros aspectos.

Segundo o coordenador da Comissão Organizadora do Seminário, Henio De Nicola, a opção por condensar o evento em dois dias e adequá-lo à grade do Congresso Internacional do Alumínio minimizará a possibilidade de colisão de temas de interesse, permitindo que os congressistas tenham oportunidade de assistir um maior número de palestras e painéis, inclusive aos workshops programados para o dia 26 de abril.

“Para a Comissão Organizadora, faz todo sentido inserir o Seminário em um evento maior, que é o Congresso, e assim permitir ao congressista acompanhar não só a reciclagem, mas também as novidades das demais etapas da cadeia produtiva do alumínio, e que compõem a programação dos eventos”, explica De Nicola.

Prêmio João Valiante de Jornalismo
Os vencedores da 7ª edição do Prêmio João Valiante de Jornalismo serão conhecidos durante a solenidade de encerramento dos eventos simultâneos: V Congresso Internacional do Alumínio e XI Seminário Internacional de Reciclagem do Alumínio, no dia 26 de abril. Este ano, as melhores reportagens sobre reciclagem do alumínio para a mídia impressa e web e mídia eletrônica (rádio e tevê) receberão R$ 4 mil patrocinados respectivamente pelas empresas Alpex Alumínio e Rio Tinto Alcan.

Serviço
XI Seminário Internacional de Reciclagem do Alumínio
V Congresso Internacional do Alumínio
Dias 24,25 e 26 de abril de 2011 | das 9h às 19h
Centro de Exposições Imigrantes | São Paulo | SP
Inscrições:http://www.expoaluminio.com.br/O-Congresso/Inscreva-se/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *