ABAL e NOMA lançam carroceira carga seca 100% em alumínio na Fenatran – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
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ABAL e NOMA lançam carroceira carga seca 100% em alumínio na Fenatran

29 de outubro de 2013

Projeto inovador pode se transformar em um marco no setor de implementos rodoviários, ao oferecer o produto mais leve da categoria

Quebrar um paradigma tecnológico e de competitividade. É esta a proposta do Projeto Carga Seca de Alumínio, que apresenta ao mercado uma carroceria aberta totalmente produzida no leve metal e inédita no país. A iniciativa e o projeto são da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) e a execução da Noma, uma das maiores fabricantes de implementos rodoviários do Brasil.

Trata-se da carroceria mais leve da categoria capaz de transportar 2.200 kg/m2 de carga útil. Fabricada para um caminhão truck com capacidade de carga de 23 toneladas de peso bruto (PTB), a carroceria é indicada para o transporte de cargas secas, fracionadas, paletizadas e até para vergalhões e madeiras.

A leveza traz vantagens competitivas significativas para o transportador. Segundo estudos da ABAL, em parceria com a Associação Nacional de Transporte de Carga e Logística (NTC&Logística),  em condições médias de uso, ao final de oito anos, um caminhão com a carroceria de alumínio pode gerar R$ 65,8 mil de lucro, quase três vezes mais na comparação  com os R$ 23,9 mil do implemento em aço e ainda maior que os R$ 28,6 mil da versão em madeira.

O retorno de investimento também impressiona. O valor do implemento em alumínio volta ao final de 44 meses, contra 68 da madeira e 89 da versão em aço. Logo após a Fenatran, a carroceria de alumínio entrará em testes para ser homologada pela Noma.

Outros destaques
A sustentabilidade é realçada por se tratar de um produto totalmente reciclável e sua leveza também pode gerar economia de combustível, o que contribui para a redução de emissões de CO2 na atmosfera. A praticidade na montagem é outro ponto forte do projeto. O Carga Seca de Alumínio dispensa soldas, é durável e de fácil manutenção.

A carroceria é fabricada com o uso intensivo de perfis extrudados – em longarinas, travessas, malhal, fueiros, tampas laterais e traseira – e de chapas para o piso. Todas as ligas utilizadas são de alumínio e atendem aos critérios de oferta da produção brasileira.

“Com um bom projeto e as ligas adequadas é possível construir um produto muito leve e bastante robusto”, explica o eng.º Marcelo Gonçalves, coordenador da ABAL, responsável pelo Projeto Carga Seca de Alumínio, que contou também com o patrocínio, suporte técnico e materiais fornecidos pelas empresas: Alcoa, Alpex, Belmetal, Votorantim Metais-CBA, ISA, Metalis, Perfil, Perfileve, Prolind e Sapa.

O projeto também vem de encontro com a filosofia da Noma, sempre alinhada com inovações tecnológicas que tragam rentabilidade, qualidade e segurança ao transportador. “Concebemos um produto que oferece ganhos reais e muito valor agregado. O uso do alumínio é uma aposta que vem trazendo ótimos resultados à Noma, como as tampas EcoTech da Linha Fênix, lançada na Fenatran passada. O Carga Seca é um olhar para um futuro próximo, no qual estaremos na vanguarda para competir”, ressalta Marcos Noma, presidente da Noma.

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