ABAL participa de documento da CNI sobre Resíduos – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

ABAL participa de documento da CNI sobre Resíduos

27 de maio de 2014

Associados podem enviar seus projetos até o dia 6 de junho de 2014

A ABAL novamente firma parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), para a elaboração de mais um documento setorial sobre a sustentabilidade da indústria brasileira, agora com o tema Resíduos: Inovações e Tendências para a Sustentabilidade.

O formato de participação de cada setor terá como base as ações desenvolvidas por suas empresas uma gestão mais eficiente de resíduos sólidos, considerando os seguintes aspectos:

a) ganhos de eficiência nos processos industriais para não geração de resíduos sólidos nos processos;

b) PD&I (pesquisa, desenvolvimento e inovação) de produtos e embalagens tendo como base conceitos de ciclo de vida, pensando no pós-consumo;

c) reaproveitamento dos resíduos gerados, tanto dentro quanto fora das instalações das empresas;

d) os principais processos de reciclagem atualmente utilizados e as tendências inovadoras de novas tecnologias para o setor;

e) uma análise mais aprofundada sobre os desafios e oportunidades em termos de inovação de processos e produtos que possam incrementar a competitividade das cadeias produtivas.

Dessa forma a ABAL convida seus associados a enviarem, até o próximo dia 6 de junho de 2014, seus projetos detalhados implementados pela empresa no tratamento e disposição dos resíduos. O material deve ser enviado na forma de texto explicativo (relato), junto com informações (tabelas, gráficos) e imagens (em alta resolução) elucidativas da ação aos cuidados de valerialima@abal.org.br .

Encontros CNI Sustentabilidade

Esta é a 3ª edição do projeto CNI Sustentabilidade – ação articulada com 16 entidades setoriais da indústria, iniciada em 2012 para o evento Rio+20, em que cada uma é responsável pela produção de um posicionamento sobre determinado tema. As edições anteriores: A Sustentabilidade da Indústria Brasileira do Alumínio (2012) (PDF 0,9 MB) e Água: oportunidades e desafios para o desenvolvimento do Brasil (2013) (PDF 16,2 MB) também tiveram participação da ABAL e estão disponíveis para download.

Nos dias 19 e 20 de agosto de 2014, no Rio de Janeiro, a CNI realiza evento sobre o tema, com a participação de representantes do governo federal, federações, indústrias e convidados internacionais, com o principal objetivo de apresentar experiências e cenários de referência internacionais em gerenciamento de resíduos. Na ocasião será entregue ao público presente a versão impressa do documento “Resíduos: Inovações e Tendências para a Sustentabilidade”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *