ABAL participa do Ciclo de Debates Abralatas 2012 – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

ABAL participa do Ciclo de Debates Abralatas 2012

3 de agosto de 2012

Indústria recicladora de alumínio acredita na parceria direta com os catadores de sucata e já tem investido nesse modelo de negócio

 

A Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade iniciou pela cidade do Rio de Janeiro o Ciclo de Debates Abralatas 2012, que nesta edição promove o diálogo entre prefeituras  e catadores de materiais recicláveis sobre a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

“Estamos iniciando um processo eleitoral que vai definir justamente quem serão os prefeitos responsáveis pela mudança prevista na PNRS. Os eleitos ou reeleitos terão a oportunidade e a responsabilidade de encaixar seus municípios num modelo de redução de desperdício, de reutilização de materiais e de ampliação do processo de reciclagem”, comenta Renault Castro, diretor executivo da Abralatas.

O Coordenador da Comissão de Reciclagem da ABAL, Carlos Roberto de Morais, participou do evento, falando a uma audiência repleta de catadores do Rio de Janeiro e de cidades vizinhas sobre “como aproximar as cooperativas de catadores das empresas recicladoras”.  O evento carioca também contou com participação de quase todos os candidatos à prefeitura, menos o atual prefeito, Eduardo Paes.

De acordo com Morais, a  indústria de reciclagem de alumínio não tem preferências sobre a fonte supridora e está disposta a trabalhar cada vez mais com os catadores, na medida em que for atendida com sucata dentro de padrões mínimos de qualidade, volumes com constância e em condições comerciais de mercado.

“Mostramos uma iniciativa de centro de coletas de sucata administrado pela indústria, no caso um da Novelis, em que todo material recebido veio dos catadores, provando que a indústria do alumínio acredita e tem investido nesse modelo de negócio, antes mesmo de ser requisitada”, exemplifica o coordenador da ABAL.

O Ciclo de Debates Abralatas 2012 passará agora pelas capitais Recife (07/08), Porto Alegre (14/08) e Manaus (28/08).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *