ABAL realizou webinar virtual sobre a Nova Política Industrial Brasileira (NIB) – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

ABAL realizou webinar virtual sobre a Nova Política Industrial Brasileira (NIB)

26 de março de 2024

 

A Nova Política Industrial Brasileira (NIB) e o Plano de Ação 2024 – 2026 foi apresentado hoje pela Secretária-Executiva do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI/MDIC) Verena Hitner e contou com as participações de Pedro Paulo Dias Mesquita, (do BNDES) e de Henrique Vasquez do Vale (FINEP).

A NIB, lançada em 22 de janeiro de 2024, é o principal instrumento governamental voltado para fomentar a política industrial brasileira até 2033, visando promover o desenvolvimento produtivo e tecnológico, aumentar a competitividade da indústria nacional, orientando investimentos e criando empregos.

A criação de metas setoriais está sendo planejada e para isso serão conduzidas cinco oficinas, abrangendo diferentes setores, incluindo o setor do alumínio, a fim de avaliar o nível de desenvolvimento tecnológico, identificar oportunidades e a inserção internacional.

Está previsto um investimento de 300 bilhões até 2026, juntamente com linhas de financiamento conforme estabelecido no Plano de Ação 2024-2026, que se divide em diversas 6 missões:

  • Missão 1: Desenvolvimento de cadeias agroindustriais sustentáveis e digitais para garantir segurança alimentar, nutricional e energética.
  • Missão 2: Fortalecimento do complexo econômico industrial da saúde para reduzir as vulnerabilidades do SUS e ampliar o acesso à saúde.
  • Missão 3: Promoção de infraestrutura, saneamento, moradia e mobilidade sustentáveis para impulsionar a integração produtiva e o bem-estar nas cidades.
  • Missão 4: Estímulo à transformação digital da indústria para aumentar a produtividade.
  • Missão 5: Investimento em bioeconomia, descarbonização e transição e segurança energéticas para garantir recursos para as futuras gerações.
  • Missão 6: Desenvolvimento de tecnologias estratégicas para a soberania e defesa nacional.

Para apresentação de contribuições para o Plano de Ação ou mais informações, entre em contato com robertaversiani@abal.org.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *