Voluntários da Alcoa auxiliam empreendedores sociais a superar desafios – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Voluntários da Alcoa auxiliam empreendedores sociais a superar desafios

15 de novembro de 2022

 

Durante toda a manhã do dia 5 de novembro, os voluntários da Alcoa e alunos do Curso Técnico de Administração do IFSULDEMINAS, foram reunidos na “Maratona de Impacto”, que foi coordenada por Fran Fernandes, presidente da A Guarda-Chuva, elaboraram um plano de ação para o SOS (Serviços de Obras Sociais), Associação Maria Cinderela, Associação Chico Rei, Adriano (Hortas Urbanas), Toninho Negócios Socioambientais e Poços Pandemia sem Fome.

Com a ajudados participantes, seis instituições e empreendedores sociais, deram o primeiro passo para superar os grandes desafios de serem sustentáveis financeiramente e, ao mesmo tempo, continuar gerando impacto nas comunidades.

Este foi o primeiro ACTION do ano com foco em Geração de Trabalho e Renda.

“Ele foi construído por nós, da A Guarda-Chuva, e o grupo da Equipe Líder de Relações Institucionais da Alcoa, responsável pela organização da ação”, contou Fran. “A princípio, a ideia era promover mentorias individuais para alguns empreendedores, selecionados entre aqueles que já participaram de projetos da A Guarda-Chuva. Depois mudamos para este formato, com a participação de mais pessoas”. E o resultado foi excelente. “A expertise dos voluntários da Alcoa e do Instituto Federal nas áreas de gestão, processos e pessoas na empresa agregou muito. A nossa proposta agora é monitorar a implantação do plano de ações e compartilhar os resultados obtidos com os voluntários”.

César Bonini, que trabalha na área Financeira da Alcoa e um dos organizadores da ação, avaliou que esse foi um dos ACTIONS mais diferentes e legais que já organizaram.

“Conseguimos criar um networking incrível entre alunos do Instituto Federal, associados da A Guarda-Chuva e os voluntários”, contou. “No final, todos estavam trocando contatos e superanimados para implementar as soluções que nossos voluntários deram para alguns problemas que as associações enfrentavam. O ACTION ganhou tanta proporção, que será uma campanha anual da A Guarda-Chuva em parceria com o Instituto Federal. Plantamos mais uma semente!”.

O ACTION foi em benefício da A Guarda-Chuva, que recebeu a doação de R$ 10 mil, que será direcionada para a promoção do 3º Festival Fonte, uma celebração do empreendedorismo social. No final, todos receberam uma muda de árvore, cultivada no Viveiro de Mudas do Parque Ambiental da Alcoa Poços de Caldas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *