Alcoa inaugura Filtro Prensa na unidade de Poços de Caldas – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Alcoa inaugura Filtro Prensa na unidade de Poços de Caldas

18 de novembro de 2022

 

Nesta sexta-feira, 18 de novembro, ocorreu mais um evento histórico para os 57 anos de operação da Alcoa Poços de Caldas. A inauguração oficial do Filtro Prensa marca o início de uma nova era de inovação, tecnologia e sustentabilidade da Unidade, mudando o sistema de disposição de resíduo de líquido para seco.

A obra de implantação do projeto Filtro Prensa durou cerca de 15 meses e gerou, no pico, mais de 500 empregos indiretos. O projeto faz parte das estratégias de sustentabilidade da Alcoa Global, que opera dentro dos mais altos padrões internacionais e trabalha de forma consistente com agências ambientais e reguladoras para garantir sua excelência operacional.

“Este projeto é o mais importante da nossa Unidade, sonhado por nossos Alcoanos e Alcoanas”, destaca Fabio Martins, diretor de Operações da Alcoa Poços de Caldas. “Garante a continuidade das nossas operações, atende às exigências da Companhia em relação à disposição de resíduos e à Legislação Estadual de Segurança de Barragens, e nos permite continuar avançando de forma sustentável, reinventando a indústria do alumínio e transformando potencial em progresso verdadeiro”.

A planta de filtragem é formada por três filtros. O resíduo líquido bombeado para o filtro é compactado por meio de placas filtrantes, que retiram 70% da umidade, retornando a água retirada para o processo produtivo, por meio de circuito fechado.

Com a entrada em operação do Filtro Prensa, as áreas de disposição de resíduos líquidos, que ainda estavam em operação, serão reabilitadas.

“Elas continuarão a ser monitoradas de forma perene, visando a manutenção da segurança e estabilidade das áreas”, completa Fabio Martins.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *