Alumínio marca presença em semana de estudos da Poli-USP – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Alumínio marca presença em semana de estudos da Poli-USP

11 de outubro de 2013

Mini curso, palestra e visita técnica difundiram as vantagens e versatilidade do metal entre alunos de vários cursos de engenharia

Buscando difundir as propriedades e aplicações do alumínio aos estudantes, o coordenador do Comitê de Mercado de Transportes da ABAL, engenheiro Ayrton Filleti, e a arquiteta Magda Reis, participaram, no dia 26 de setembro, em São Paulo, da 49° Semana de Estudos Mínero-Metalúrgico da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP),. No âmbito do Projeto ABAL Alumínio nas Escolas,  os especialistas em alumínio falaram para alunos de graduação e pós-graduação de engenharia civil, metalúrgica e de materiais, minas e petróleo.

Filleti participou em duas ocasiões. Primeiro defendeu os benefícios do uso do alumínio no setor automotivo e de transportes, em decorrência do Inovar-auto, para uma plateia de 50 pessoas.  Em seguida, o engenheiro participou de um painel sobre o futuro da profissão: “o engenheiro precisa ser proativo, expandir suas ideias e se dedicar a estudos e pesquisas para agregar valor ao seu trabalho”, ressaltou.

Integrante do Comitê de Mercado de Construção Civil da ABAL, a doutora em arquitetura Magda Reis ministrou mini curso no qual abordou as aplicações do alumínio na construção civil e sua contribuição para empreendimentos sustentáveis. Para a doutora, eventos como o da Poli são oportunidades extraordinárias e fundamentais para aproximar os acadêmicos da indústria. “É muito importante despertar as mentes curiosas dos estudantes para que possam atuar de maneira consistente junto ao mercado de trabalho, especialmente no nosso setor do alumínio”, disse.

Como parte da programação técnica do evento, cerca de 20 estudantes de engenharia visitaram a fábrica da Votorantim Metais – CBA, em Alumínio (SP), onde tiveram oportunidade de conhecer de perto os processos de fabricação e transformação do metal.

O “Projeto ABAL Alumínio nas Escolas” é uma iniciativa da associação que visa disseminar conhecimento, fomentar o ensino, a pesquisa e a inovação tecnológica do alumínio no meio acadêmico e articular parcerias com instituições de ensino, tendo atividades principalmente direcionadas às áreas de Arquitetura, Construção Civil, Meio Ambiente, Metalurgia e Materiais que contam com o suporte técnico de consultores e especialistas da indústria do alumínio.

Para maiores informações sobre o Projeto, acesse:

https://www.abal.org.br/capacitacao/projeto-abal-aluminio-nas-escolas/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *