Alumínio nas Escolas reúne 300 futuros profissionais em duas palestras – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Alumínio nas Escolas reúne 300 futuros profissionais em duas palestras

4 de julho de 2013

Aplicações do material na arquitetura e construção foi tema de dois encontros com estudantes de engenharia civil e técnico em edificações

Com o mercado de construção civil aquecido, a demanda por profissionais qualificados para trabalhar com diversos tipos de materiais está em alta, o que torna indispensável uma contínua capacitação. Tamanha importância explica a presença de mais de 300 alunos e professores em duas palestras recentemente realizadas pelo Projeto ABAL Alumínio nas Escolas.

No dia 13 de junho, a Dra. arquiteta Magda Reis participou da IX Semana de Engenharia Civil, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), quando  falou para mais de 240 pessoas sobre a utilização do alumínio como material sustentável, na arquitetura contemporânea.

Segundo Magda, a participação nesses encontros organizados pelas universidades é uma ótima oportunidade para a indústria levar informações atualizadas de seus produtos. “Faz parte das iniciativas estratégicas da ABAL para alcançar a comunidade acadêmica, capacitando futuros profissionais a utilizar de maneira eficiente os produtos de alumínio desenvolvidos para uso arquitetônico e aplicações sustentáveis na construção civil”, explica.

Para os estudantes, o contato com a indústria proporciona um conhecimento mais detalhado dos materiais, ampliando assim as opções de uso em seus projetos, conforme ressaltou o aluno de engenharia civil da UFU, Alan Reis: “acredito que são raras as oportunidades de se abordar determinado material de forma tão específica, ao longo do curso de graduação de engenharia”.

A ABAL apresentou também as vantagens do alumínio na construção civil na Escola Estadual de São Paulo – ETEC Carlos de Campos. No dia 28 de maio, o gerente de engenharia e produtos da Belmetal, José de Arimatéia, falou sobre o uso do material em edificações residenciais e na montagem de fachadas, para cerca de 60 alunos e professores do curso técnico de Edificações.

O engenheiro acredita que esse contato com os alunos traz outros benefícios para a indústria, do que apenas divulgar as aplicações dos produtos, “além do conhecimento do metal, as palestras também podem despertar, nesses futuros profissionais, o interesse em trabalhar em alguma etapa da cadeia produtiva do alumínio”, ressalta.

O Projeto ABAL Alumínio nas Escolas existe desde 2006 para disseminar conhecimento, fomentar o ensino, a pesquisa e a inovação tecnológica do alumínio no meio acadêmico e articular parcerias com as principais instituições de ensino do país para desenvolvimento de programas educacionais e realização de eventos técnico-científicos.  Para mais informações entre em contato aluminionasescolas@abal.org.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *