Alunos da Escola Politécnica da USP visitam planta da Inbra Metais – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Alunos da Escola Politécnica da USP visitam planta da Inbra Metais

3 de julho de 2012

Estudantes de engenharia têm oportunidade de conhecer o processo de reciclagem

 

Ciente da importância de difundir as vantagens do alumínio na formação de novos profissionais, a Inbra Metais recebeu no último dia 15 de junho, na unidade II de Itaquaquecetuba, em São Paulo, a visita de universitários da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com o intuito de mostrar todo o processo de reciclagem do metal.

A visita aconteceu sob supervisão da área de Unidade produtiva da Inbra e recebeu alunos dos cursos de Engenharia Metalúrgica, Engenharia de Materiais e Engenharia Ambiental, juntamente da prof.ª dr.ª Denise Crocce Romano Espinosa. Os universitários foram divididos em dois grupos para conhecer partes importantes das instalações da planta, como a área de controle informatizado, sistemas de exaustão, almoxarifado e o sistema de captação de água da chuva.

Dessa forma, os alunos tiveram acesso a todo o processo pelo qual passa a sucata de alumínio, até se transformar em um produto acabado e chegar novamente em nossas mãos, desde a etapa de fundição até o escoamento para os moldes de solidificação. Foi explicado também como o processo de reciclagem é benéfico para o meio ambiente, gera emprego para milhares de pessoas e colabora com a consciência ecológica.

Segundo a prof.ª Denise Espinosa a visita foi muito proveitosa e atendeu amplamente o que era esperado, pois os  alunos tiveram a oportunidade de presenciar as diversas etapas do processo, enriquecendo muito o aprendizado. “A complementação da teoria com visitas técnicas é excelente para que o aluno tenha uma melhor visualização do todo; a empresa possui excelentes instalações e a organização e limpeza da fábrica foram elogiados pelos alunos”, ressaltou.

Para a Inbra, as visitas são importantes para a formação dos universitários que pretendem atuar nas áreas que mais crescem no mundo, como preservação do meio ambiente e ecologia. A unidade II da empresa foi a primeira planta da reciclagem brasileira de alumínio a zerar suas emissões de carbono que seriam provenientes do processo produtivo. A empresa é certificada ISO 9001, 14001 e OHSAS 18001.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *