Aplicação do alumínio na arquitetura contemporânea – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Aplicação do alumínio na arquitetura contemporânea

11 de junho de 2013

Material é preferência das construtoras graças ao seu excelente desempenho técnico-construtivo

Ao realizar sua apresentação sobre “Aplicação do alumínio na arquitetura contemporânea”, dentro das atividades do Construction Congresso, no último dia 6 junho em São Paulo, a arquiteta e doutora Magda Reis tinha um objetivo em mente quando se deparou com uma plateia essencialmente formada por alunos de arquitetura e urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie: inspirá-los a utilizar o alumínio em seus projetos futuros.
Para isso Magda, que integra o Comitê de Mercado Construção Civil da ABAL, expôs uma série de vantagens do leve e resistente metal em projetos comerciais e residenciais, apresentando soluções modernas e sustentáveis desde as consagradas portas, janelas e fachadas, passando pelas coberturas (telhas) e revestimentos, até aplicações mais inovadoras como o uso de brise soleil, fachadas ventiladas múltiplas e sistemas de aquecimento e de geração de energia elétrica solar fotovoltaica e térmica.

É sobre a diversidade de sistemas e de aplicações que eu gostaria de chamar a atenção dos meus futuros colegas de profissão, conheçam os materiais e suas propriedades e façam valer a suas opiniões técnicas, de forma avalizada”, ressaltou a palestrante.

A arquiteta apresentou também detalhes do objeto de sua tese de doutorado, quando constatou que as principais construtoras nacionais – responsáveis por cerca de ¼ dos empreendimentos residenciais – utilizavam sistemas de esquadrias de alumínio (em portas, janelas e fachadas externas) em quase a totalidade de suas obras, com índices acima de 95%.

Entre as razões para essa unanimidade está o fato do setor de esquadrias de alumínio ser muito bem estruturado para atender com qualidade. Magda reforçou, como exemplo, que tantos os sistemas de esquadrias sob encomenda como os produtos padronizados são homologados pelo Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade da Habitação (PBQP-H).

A doutora comenta que as construtoras também indicam para onde as novas aplicações do alumínio na construção civil podem caminhar, como no desenvolvimento de portas metálicas para ambientes internos, espaço em que ainda prevalece o uso de madeira. E realçou o fato dos produtos de alumínio serem fabricados segundo processos altamente industrializados, o que favorece a obra nos aspectos econômicos, de agilidade e de sustentabilidade do empreendimento, condições que o empreiteiro busca em todas as fases do projeto civil.

Em síntese, constata-se que o alumínio é o material de escolha das construtoras graças ao excelente desempenho técnico-construtivo do material, comprovado por normas técnicas e programas de qualidade, fato que contribui significativamente para agregar valor aos empreendimentos.

Com esse cenário formado, Magda encerrou sua participação com uma provocação aos presentes: “a grande vocação do alumínio é criar soluções sustentáveis para todos os sistemas construtivos que compõem as edificações, como sistemas de esquadrias, coberturas, fechamentos, revestimentos, estruturas, entre outros. Sendo assim, gostaria então de provocá-los a utilizarem o material de outras formas, aproveitando suas propriedades de leveza e resistência e explorando a criatividade inata dos profissionais da arquitetura. A nossa indústria e seus profissionais estão à disposição de vocês para contribuir no desenvolvimento de novas aplicações”, encerrou a palestrante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *