Auditorias atestam compromisso da MRN com mineração sustentável – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Auditorias atestam compromisso da MRN com mineração sustentável

28 de março de 2023

 

A Mineração Rio do Norte (MRN) concluiu a auditoria de recertificação baseada nas normas ISO 14001,  que envolve iniciativas de proteção ao meio ambiente; eISO 45001, com foco em segurança e saúde ocupacional dos empregados. O resultado demonstrou que a empresa atende os requisitos normativos e legais, recebendo assim a recomendação para a recertificação.

O processo de auditoria foi realizado pelo organismo internacional de certificação Bureau Veritas Certification (BVC) e analisou a conformidade dos processos que compõem o escopo do Sistema Integrado de Gestão (SIG).

“É uma auditoria fundamental porque além de verificar a conformidade do SIG em relação aos requisitos ambientais, de segurança e de saúde ocupacional estabelecidos, verifica ainda o atendimento aos requisitos legais aplicáveis, o desempenho do Sistema de Gestão da empresa e a identificação de potenciais melhorias”, explica Wvagno Ferreira, gerente geral de Desempenho e Risco da MRN.

Dentre os pontos destacados na auditoria estão a participação elevada do nível gerencial, a organização e limpeza das oficinas de manutenção, a gestão adequada de resíduos industriais e o forte comprometimento com a preservação ambiental.

Wvagno Ferreira destaca que nos últimos dois anos, a MRN implementou os critérios do Padrão de Performance desenvolvido pela Aluminium Stewardship Initiative (ASI), integrando ao próprio sistema de gestão.

“Com essa integração, passamos a ter uma auditoria externa que é realizada pelos auditores credenciados da própria ASI, o que comprova o desempenho da empresa e sua conformidade com os princípios ESG (Environmental, Social and Governance ou Ambiental, Social e Governança, em tradução livre), que também contempla o atendimento das normas ISO 14.001:2015 e ISO 45.001:2018”, aponta o gestor.

Além do resultado positivo, a MRN também celebra a recertificação no padrão ASI Performance Standard e o reconhecimento no padrão de Cadeia de Custódia (CoC) da ASI, conquistado em fevereiro deste ano. O selo ASI-CoC estabelece requisitos para a manutenção de uma Cadeia de Custódia à cadeia do alumínio – da extração da bauxita até o alumínio final.

As certificações atestam o compromisso da MRN com a mineração sustentável e o documento intitulado de Bauxite Certificate passa a ser enviado em todos os embarques dos clientes também certificados no padrão ASI-CoC, atestando assim a origem do produto.

“Por meio da certificação no padrão ASI-CoC, a empresa reforça o compromisso com uma produção e fornecimento sustentáveis, seguindo os mais altos padrões internacionais e agregando valor à toda cadeia do alumínio”, ressalta Christiane Lisboa, gerente do departamento de Vendas da MRN.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *