Brasil continua líder mundial em reciclagem de latas de alumínio para bebidas – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
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Brasil continua líder mundial em reciclagem de latas de alumínio para bebidas

1 de outubro de 2009

Índice de reciclagem atingiu 91,5% em 2008

 

A Associação Brasileira do Alumínio – ABAL e a Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade – ABRALATAS informam que o país reciclou 91,5% do total de latas de alumínio para bebidas comercializadas no mercado interno, em 2008. Segundo dados das duas entidades, foram recicladas no ano passado 165,8 mil toneladas de sucata de latas, o que corresponde a 12,3 bilhões de unidades –  33,6 milhões por dia ou 1,4 milhão por hora.

Esse resultado mantém o Brasil na liderança mundial, pelo oitavo ano consecutivo. Mesmo com um índice ligeiramente inferior, o volume coletado em 2008 foi 3,2% maior que o registrado em 2007, enquanto as vendas de latas de alumínio para bebidas cresceram 8,8% no mesmo período.

A queda no nível de atividade industrial no último trimestre de 2008 explica a diferença de crescimento entre a venda e a reciclagem de latas. Segmentos importantes consumidores de sucata de latas, como o de fundição, siderurgia e ferroligas, diminuíram drasticamente sua produção e, consequentemente, a compra de matéria prima. Isso fez com que as empresas recicladoras reduzissem suas compras no final do ano, ocasionando um aumento de estoques nos comerciantes de sucata, uma vez que não foi identificada redução na coleta do material.

“O resultado da reciclagem de latas de alumínio no ano de 2008 comprovou, mais uma vez, que a sustentabilidade de toda a cadeia, desde a coleta até o processamento pela indústria, está definitivamente consolidada no Brasil. Uma inequívoca demonstração do esforço promovido nessa atividade que tantos benefícios traz ao país, ao meio ambiente, à economia e à sociedade em geral, mesmo consideradas as dificuldades enfrentadas no último trimestre do ano, decorrentes da crise econômica mundial”, reforça Henio De Nicola, coordenador da Comissão de Reciclagem da ABAL.

                                                    ÍNDICE DE RECICLAGEM DE LATAS DE ALUMÍNIO

 

 

Vantagens socioeconômicas e ambientais

A reciclagem de latas de alumínio para bebidas movimentou no ano de 2008 cerca de R$ 1,6 bilhão. Somente a etapa de coleta injetou R$ 492 milhões na economia nacional, o equivalente à geração de emprego e renda para 184 mil pessoas.
Além dos benefícios sociais e econômicos, a reciclagem de latas de alumínio também favorece o meio ambiente. O processo de reciclagem utiliza apenas 5% da energia elétrica e, segundo dados do International Aluminium Institute – IAI, libera somente 5% das emissões de gás de efeito estufa quando comparado com a produção de alumínio primário.

Sobre a ABAL – Entidade representativa da indústria do alumínio, a Associação Brasileira do Alumínio – ABAL, congrega 100% dos produtores de alumínio primário e indústrias transformadoras do metal, que representam cerca de 80% do consumo doméstico, além de empresas consumidoras de produtos de alumínio, fornecedores de insumos e serviços. Fundada em 1970, a ABAL tem como foco o desenvolvimento da indústria do alumínio, a difusão de novas tecnologias e o suporte informativo aos associados e à opinião pública, promovendo a competitividade interna e externa de um setor que representa 4,3% do PIB industrial brasileiro. Por meio de comissões, comitês e grupos de trabalho, a entidade desenvolve projetos visando incentivar as novas aplicações para o metal e à representação do setor junto aos órgãos governamentais e da comunidade. Mais informações podem ser obtidas no site .

Sobre a ABRALATAS – Fundada em outubro de 2003, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade – ABRALATAS, representa os fabricantes de latas de alumínio para bebidas e seus fornecedores, empresas de reciclagem e demais empresas e associações interessadas na promoção e no uso dessa embalagem. Seus objetivos principais são: (i) promover a competitividade da lata de alumínio em relação a outras embalagens; (ii) divulgar as vantagens da lata de alumínio e de sua reciclabilidade no que se refere ao meio-ambiente, à economia do país, ao consumidor, à indústria e ao comércio; (iii) incentivar o avanço tecnológico do setor e (iv) colaborar para o estabelecimento de marcos regulatórios nas questões relacionadas à gestão dos resíduos sólidos visando ao uso sustentável, racional e eficiente dos recursos naturais. Mais informações podem ser obtidas no website www.abralatas.org.br.

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