Carrocerias Carga Seca de alumínio – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
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Carrocerias Carga Seca de alumínio

3 de março de 2011

ABAL cria GT para desenvolver esse mercado, cujo potencial é estimado em 22 mil toneladas/ano de consumo

 

O segmento de carrocerias carga seca é o mais recente objeto de trabalho da ABAL no desenvolvimento de novos mercados para os produtos de alumínio. De acordo com a Anfir – Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários, mais de 37 mil novas carrocerias carga seca sobre chassi – a maioria fabricada em madeira – foram emplacadas em 2010. Trata-se de um segmento bastante atraente. Segundo estimativa do Grupo Setorial de Extrusão da ABAL, uma carroceria sobre chassi com 7 metros de comprimento, consumiria cerca de 600 quilos de alumínio, ou seja, um mercado potencial de 22 mil toneladas/ano.

Com o objetivo principal de desenvolver ações para fomentar o uso de alumínio em caminhões de transporte de carga seca, que usam carrocerias abertas normalmente fabricadas com madeira e/ou aço, a ABAL constituiu um grupo específico sobre o tema e que terá como metas melhorar a interlocução entre a indústria do alumínio e os fabricantes e usuários dessas carrocerias, e desenvolver o mercado nacional, tornando viável o emprego do alumínio nesse tipo de implemento rodoviário.

O GT Carga Seca é coordenado pelo consultor Marcelo Gonçalves, especialista em alumínio que foi por 21 anos pesquisador do IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo. O grupo conta com o apoio do staff do Centro de Informações Automotivo e de Transportes da ABAL e de um conselho consultivo formado por integrantes do Comitê de Mercado de Transportes e do Grupo Setorial de Extrusão, este responsável pela supervisão dos trabalhos.

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