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CBA faz balanço positivo de ações educacionais na Zona da Mata Mineira

27 de janeiro de 2023

 

O Programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE), promovido pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) e o Instituto Votorantim, encerrou o ano de 2022 com a celebração dos resultados de destaque em Muriaé e em São Sebastião da Vargem Alegre, na Zona da Mata Mineira. A iniciativa desenvolve ações em parceria com as prefeituras e as secretarias municipais de educação com o objetivo de fortalecer a educação nos municípios (não precisa repetir) e trazer resultados efetivos para o ensino nas escolas públicas.

Em Muriaé, os ciclos de formações foram realizados com foco no processo de recomposição das aprendizagens e na adaptação do Currículo Referencial do município. Já em São Sebastião da Vargem Alegre foi realizado um Plano de Recuperação das Aprendizagens, que incluiu a reestruturação do reforço escolar, visitas domiciliares e acompanhamento dos alunos faltosos, alfabetização sistemática dos alunos do fundamental II e inovação das estratégias didáticas.

De acordo com a Secretária Municipal de Educação de Muriaé, Maria Cristina Navarro de Aquino Ribeiro, o PVE é uma parceria recorrente no município e dá suporte para estratégias mais eficientes para a melhoria da educação.

“As formações propostas para as frentes gestão educacional, gestão escolar e mobilização social possibilitaram um enriquecimento técnico de assuntos educacionais, além de terem ajudado a entender e diagnosticar melhor o território da educação municipal. Queremos continuar construindo uma rede inovadora, focada na aprendizagem dos estudantes e com profissionais motivados e valorizados”, destaca.

Para o gerente das Unidades de Mineração da CBA na Zona da Mata Mineira, Christian Fonseca de Andrade, é importante contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades do entorno das operações, com ações estruturantes em prol da melhoria da educação pública.

“O PVE é na região uma das mais importantes ferramentas para fortalecer a educação pública, transformando, de forma relevante, a qualidade do ensino e da aprendizagem dos alunos”, pontua.

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