CBA lança selo de baixo carbono e passaporte digital que reforçam transparência dos processos sustentáveis – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

CBA lança selo de baixo carbono e passaporte digital que reforçam transparência dos processos sustentáveis

30 de novembro de 2022

 

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) lançou Alennium, selo exclusivo que legitima o alumínio produzido pela companhia como de baixo carbono. Com a novidade, a CBA procurar tornar mais fácil a identificação de produtos desenvolvidos com baixa emissão de carbono e que colaboram para um mundo mais sustentável para o próximo milênio.

“Ao criar o selo Alennium atestamos que o alumínio da CBA é sustentável, agregando valor a toda a cadeia produtiva e poderá ser utilizado pelos nossos clientes diretos e também em embalagens e demais aplicações, que contenham o nosso alumínio, destinadas ao consumidor final.” afirma Leandro Faria, Gerente Geral de Sustentabilidade da CBA.

A companhia produz seu alumínio com 100% de energia proveniente de fontes renováveis e emite apenas 2,56 t CO2e/t alumínio na sua etapa de eletrólise, onde o alumínio primário é produzido, enquanto a média mundial é de 12,8 t CO2e/ t alumínio segundo o instituo internacional do alumínio (IAI). O inventário de emissões da empresa, que permite o cálculo da emissão dos produtos Alennium, utiliza a metodologia do GHG Protocol e é verificado por terceira parte.

As práticas de produção do alumínio da CBA são certificadas pela ASI (Aluminium Stewardship Initiative) entidade com reconhecimento global que atesta os elevados padrões mundiais de gestão, processos e produtos.

“Chegamos ao momento em que precisamos, não somente realizar, mas também incentivar parcerias e boas práticas de sustentabilidade. Por isso, convidamos nossos clientes e parceiros a aderirem ao uso do selo, de modo a multiplicarmos o conhecimento sobre produtos de baixo carbono e motivarmos a sua escolha”, comenta Faria.

Já o ‘Passaporte Digital’ foi adotado pela CBA e utiliza a tecnologia Blockchain, que garante a segurança da informação, confiabilidade e rastreabilidade das informações para quem acessar o conteúdo, e oferece aos clientes, a possibilidade de rastrear informações de sustentabilidade e as emissões de carbono do alumínio produzido pela empresa. A ferramenta será acessada por meio de um link ou QR Code que poderá ser aplicado pelos clientes da CBA em produtos e plataformas.

“Não é de hoje que a CBA vem desenvolvendo novas tecnologias e métodos para ser cada vez mais transparente e ampliar sua agenda ESG. Adotamos o passaporte digital para que ele sirva como uma fonte confiável de informações do nosso alumínio, a fim de que o comprador saiba, em detalhes, características técnicas, de produção, de emissões de gases do efeito estufa e da origem do produto que ele está adquirindo da Companhia”, informa Faria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *