CBA premia projetos escolares que fomentam a conservação ambiental em MG – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

CBA premia projetos escolares que fomentam a conservação ambiental em MG

10 de novembro de 2022

 

O Curso de Atualização em Educação Ambiental, iniciativa que compõe um dos Projetos do Programa de Educação Ambiental (PEA) da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), teve como participantes educadores, gestores escolares e professores de seis escolas públicas das cidades mineiras Miraí, Muriaé, São Sebastião da Vargem Alegre, Cataguases, Carangola e Juiz de Fora.

Realizado em parceria com a empresa Ekoa, o curso foi pautado pela temática “A retomada das aulas presenciais: a educação ambiental como ferramenta de integração”, e proporcionou aos professores participantes a oportunidade de desenvolverem projetos ambientais em suas escolas, com base nos conteúdos abordados.

Foram destacados os resultados de sete projetos educativos, avaliados por uma banca julgadora, composta por representantes da CBA, Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Instituto Estadual de Florestas (IEF) que reconheceram as três principais iniciativas.

Em primeiro lugar, foi eleito o projeto “Descarte Consciente de Medicamentos Vencidos ou em Desuso”, da professora Vanilsa Santana Oliveira Bevilácqua, que abordou a temática do descarte de medicamentos a partir da realidade de alunos e das farmácias da cidade, informando e orientando sobre os impactos ambientais e riscos à saúde devido ao descarte indevido.

“Em 20 anos de trabalho com educação ambiental, esse curso da CBA está entre os melhores que já fiz, com conteúdo atualizado, ferramentas tecnológicas e alinhado à realidade das comunidades”. “Estou muito feliz com a premiação. Saber que nosso projeto foi escolhido em 1º lugar nos move a continuar com esse importante trabalho”, diz a professora.

O gerente das unidades de Mineração da CBA na Zona da Mata Mineira, Christian Fonseca de Andrade, reforça a importância do envolvimento das comunidades escolares na iniciativa.

“A educação é o ponto de partida para fomentar a consciência para a conservação ambiental de crianças, jovens e adultos. O nosso Programa de Educação Ambiental, o PEA, é importante para ampliar e disseminar o conhecimento sobre a mineração sustentável da CBA e o meio ambiente, gerando reflexões e transformações nas comunidades em nosso entorno”, conclui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *