CBA promove simulado de emergência de barragem em Miraí (MG) – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

CBA promove simulado de emergência de barragem em Miraí (MG)

21 de outubro de 2022

 

No dia 20 de outubro, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) realizou o Simulado Anual de Emergência de Barragem em Miraí (MG). A ação é fundamental para orientar empregados e moradores da Zona de Auto Salvamento (ZAS) a agir de forma preventiva

O gerente das Unidades da CBA na Zona da Mata Mineira, Christian Fonseca de Andrade, destaca a relevância do exercício para moradores inseridos na ZAS.

“A segurança é um valor inegociável para a CBA. É fundamental que a população se familiarize com as sirenes e assimile as rotas de fuga e os pontos de encontro, garantindo a efetividade do plano de emergência da barragem. Esse exercício demonstra o nosso compromisso com os órgãos de segurança pública e com o desenvolvimento da cultura de segurança na região”, reforça.

A atividade iniciou com o acionamento das sirenes às 14 horas. Mais de 150 moradores da ZAS saíram de casa e percorreram a rota de fuga que é sinalizada com placas informativas e possui oito pontos de encontro e seis sirenes instaladas até o local seguro, conforme mapeamento realizado em parceria com a Defesa Civil municipal.

“Esse simulado é importante para a gente ter ciência do que está acontecendo em nossa comunidade e para ter segurança. Fiz questão de participar este ano e gostei muito da assistência, inclusive nos dias anteriores. Conversaram com a gente, fizeram o convite e trocaram as placas”, diz Delton Macedo da Silva, morador da ZAS.

O simulado integra o Plano de Ações Emergenciais para Barragens de Mineração – PAEBM, em alinhamento às práticas de segurança e gestão de barragens, em cumprimento às legislações vigentes (Portaria 70.389/17, da ANM, e Lei Estadual nº 23.291, de 2019). A ação contou com a participação de servidores das Defesas Civis estadual e municipais, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Polícia Militar de Meio Ambiente e profissionais da CBA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *