Centro de Pesquisas da Termomecanica completa dois anos de operações – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Centro de Pesquisas da Termomecanica completa dois anos de operações

4 de janeiro de 2023

 

O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Ensaios (CPDE) da Termomecanica completou dois anos de operação. Neste período, o laboratório tornou-se referência na realização de ensaios e análises, inclusive com a acreditação, em 2020, pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (CGCRE), segundo a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017 e as certificações ISO 9001, 14001, 45001 e 50001.

A norma internacional ISO/IEC 17025:2017 é exclusiva para laboratórios de ensaios e calibração, e estabelece requisitos técnicos e de gestão para avaliar a competência de um laboratório. No Brasil, o Inmetro é o único órgão acreditador e os laboratórios acreditados possuem resultados internacionalmente aceitos.

De acordo com o coordenador do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Ensaios, da Termomecanica, Márcio Rodrigues da Silva, a estrutura da norma e o processo para obtenção da acreditação são abrangentes e de elevado nível técnico, o que contribui para a estratégia de expansão do CPDE.

“A partir da acreditação, o laboratório pode oferecer toda a experiência na forma de prestação de serviços de análises técnicas para outras empresas, pesquisadores e universidades. Além disso, fortalece a atuação no âmbito de pesquisa e desenvolvimento, com importantes parcerias no estudo de novos materiais e ligas”, explica Rodrigues.

Atualmente, o CPDE da Termomecanica oferece 20 tipos diferentes de ensaios relacionadas à área de Metalurgia, incluindo o alumínio.

“O laboratório sempre foi o ponto de partida para os estudos e desenvolvimentos de nosso fundador em várias áreas do conhecimento, sendo que todos os materiais metálicos utilizados em nossas máquinas eram analisados internamente, além de nossa reconhecida capacidade de assegurar a qualidade dos produtos. Agora, temos um sistema de gestão estruturado para elevarmos continuamente a qualidade e confiabilidade de nosso processo em patamares internacionais”, finaliza Márcio Rodrigues.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *