Com apoio do Instituto Alcoa, projeto amplia coleta de óleo em Minas Gerais e São Paulo – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Com apoio do Instituto Alcoa, projeto amplia coleta de óleo em Minas Gerais e São Paulo

27 de janeiro de 2023

 

O Instituto Alcoa doou R$ 104 mil para a implantação do projeto “População Consciente, coleta eficiente preserva o meio ambiente”, que com apoio da Coopergore (Cooperativa de Coleta e Reciclagem de Óleo e Gorduras Residuais), aumentou em 40% a média de coleta de óleo, em 2022, nas cidades de Poços de Caldas (MG), Caldas (MG), Santa Rita de Caldas (MG) e Divinolândia (SP), onde a empresa opera.

Em 2021 eram coletados por mês mais de 10 mil litros de óleo. Já no ano passado, esse montante chegou a  16 mil litros.

Vale ressaltar que um litro de óleo de cozinha pode poluir cerca de 10 mil litros de água, mas algumas estimativas dizem que este número pode poluir até um milhão de litros de água – quantidade aproximada consumida por uma pessoa em 14 anos.

Além disso, a poluição pelo óleo faz encarecer o tratamento da água em cerca de 45%, além de agravar o efeito estufa.

“Com a miniusina conseguimos reduzir o nível de impureza do óleo, que era de 6 a 7% para 1,5%, e com a centrífuga passamos a realizar a análise do óleo”, contou Rita de Cássia Rodrigues, diretora-presidente da Coopergore. “Isso permitiu ampliar o nosso trabalho e melhorar o faturamento da Cooperativa em cerca de 14% só com a redução das impurezas, impactando no aumento da renda das nossas cooperadas”.

Hoje com sete cooperadas, a Coopergore é exemplo na coleta e reciclagem de resíduos.

“Não teríamos chegado até aqui sem os nossos parceiros, fundamentais na nossa caminhada, entre eles, a Alcoa”, observou Rita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *