Como especificar o produto mais adequado – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Como especificar o produto mais adequado

22 de janeiro de 2014

Para extrair o máximo de benefícios oferecidos pela telha de alumínio alguns fatores devem ser considerados

As telhas de alumínio conferem leveza, durabilidade e sustentabilidade à cobertura de edificações. Além disso, suas propriedades impactam diretamente na redução de custos e manutenção de uma obra.

Contudo, para que seja possível extrair o máximo de benefícios destas características e atributos, é de fundamental importância também que se saiba como especificar o produto mais adequado de acordo com a configuração do projeto.

No processo de especificação de telhas de alumínio, os principais fatores a serem levados em consideração consistem em cinco pilares:

– Ação dos ventos sobre as edificações, em conformidade com a norma ABNT-NBR 6123;

– Índice pluviométrico (ou intensidade das chuvas) na região da obra de acordo com a norma ABNT-NBR 10844;

– Comprimento e inclinação do pano molhado;

– Necessidade de iluminação e/ou ventilação natural;

– Necessidade de proteção térmica e/ou acústica.

No que diz respeito à ação dos ventos, por seu intermédio é possível determinar qual a carga distribuída máxima que atuará sobre a cobertura. Uma vez de posse dessa informação é possível identificar com total assertividade qual a espessura da telha de alumínio mais indicada dentro deste contexto e bem como a distância máxima entre terças (também chamada de distância entre apoios).

Com relação ao índice pluviométrico, essa grandeza guarda correlação com o comprimento do pano molhado e sua inclinação. Em linhas gerais, quanto maior o índice pluviométrico da região onde se localiza a obra, maior deve ser também a inclinação da cobertura para aumentar a vazão das águas pluviais. Já o comprimento do pano molhado, se ele for muito extenso criam-se condições desfavoráveis para a estanqueidade da cobertura.

Por fim, a necessidade de iluminação e/ou ventilação, mais proteção térmica e/ou acústica estão diretamente condicionados ao tipo de atividade a ser desenvolvida no interior da edificação. Ou seja, a característica da atividade é que sinalizará para o especificador se será necessário um maior grau de proteção térmica, acústica, iluminação natural e intensidade das entradas de ventilação.

Luiz Valério de Paula Trindade

Coordenador do Grupo de Trabalho Telhas de Alumínio

Associação Brasileira do Alumínio – ABAL

Contato: aluminio@abal.org.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *