Consumo de alumínio deve crescer 13% em 2011 – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
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Consumo de alumínio deve crescer 13% em 2011

28 de abril de 2011

Previsão é que o mercado atinja 1,5 milhão de toneladas

 

A Associação Brasileira do Alumínio – ABAL divulga o desempenho do mercado brasileiro do alumínio no ano de 2010 e a primeira previsão para 2011. De acordo com a entidade, o consumo doméstico de produtos transformados de alumínio, no ano passado, foi de 1.298,2 mil toneladas, o que corresponde a um aumento de 29,0% em relação ao volume registrado em 2009.

Continuando com a tendência de alta, a ABAL estima que em 2011 o consumo interno crescerá 13,2%, com todos os produtos de alumínio registrando elevação. Cabe destacar o desempenho do setor de Fios e Cabos, que prevê um acentuado crescimento de 58,4%, impulsionado pela expectativa de investimentos pelo setor elétrico.

Segundo o coordenador da Comissão de Economia e Estatística da ABAL, Mauro Moreno, desde a retomada da economia pós-crise de 2008, este é o nono trimestre consecutivo que registra um crescimento do consumo doméstico de alumínio.

“As empresas fabricantes de produtos de alumínio têm feito sucessivos investimentos e estão aptas para atender esse aumento de demanda interna, porém esse alto consumo embute também uma ameaça a essas indústrias: que é o crescimento maciço das importações de produtos de alumínio provenientes de países asiáticos, beneficiados por incentivos tributários concedidos por seus governos”, alerta.

Consumo Doméstico de Produtos Transformados de Alumínio
Unidade: 1.000 toneladas
Composição 2009 2010 2011 (p) Variação (%)
2010/2009 2011/2010
Chapas 393,0 502,5 562,3 27,9 11,9
Folhas 75,8 88,2 95,0 16,4 7,7
Extrusão 207,7 273,0 310,6 31,4 13,8
Fios/Cabos 88,3 105,5 167,1 19,5 58,4
Fundição 169,8 208,8 226,6 23,0 8,5
25,9 41,4 44,4 59,8 7,2
Destrutivos 31,6 39,1 40,0 23,7 2,3
Outros 14,1 39,7 23,7 -40,3
Total 1.006,2 1.298,2 1.496,7 29,0 13,2
(p) – previsão
Fonte: Empresas do setor

Segmentos Consumidores

O segmento de Embalagens continuou a ser o principal consumidor de alumínio em 2010, com 31% do consumo total. Em seguida, com 21%, está o setor de Transportes e, com 14%, o de Construção Civil. O gráfico abaixo mostra a distribuição do consumo de alumínio por segmento.

Participação dos Principais Segmentos Consumidores – 2010


Balança Comercial

As receitas externas da indústria brasileira do alumínio avançaram em 2010, totalizando US$ 3,9 bilhões (FOB), um aumento de 21% em relação a 2009. As importações também cresceram acentuadamente: 79%, totalizando US$ 1,3 bilhão (FOB). Em volume, as importações de produtos semimanufaturados e de metal aumentaram, no ano passado, 92% e 229% respectivamente.

Balança Comercial
 

Ano 2010 Exportação Importação Saldo
Brasil
201.915
181.679
20.236
Indústria do Alumínio
3.930
1.176
2.754
Participação (%)
1,9
0,6
13,6

 

Ano 2009 Exportação Importação Saldo
Brasil
152.994
127.722
25.272
Indústria do Alumínio
3.258
656
2.602
Participação (%)
2,1
0,5
10,3

 

Variação 2010/2009 Exportação Importação Saldo
Brasil
32,0%
42,2%
-19,9%
Indústria do Alumínio
20,6%
79,3%
5,8%

 

Fonte: SECEX/MDIC e previsão ABAL
 

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