Coque de petróleo em debate – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Coque de petróleo em debate

26 de setembro de 2014

Produto é utilizado na produção de alumínio primário

Insumo fundamental para a produção de alumínio primário, o coque de petróleo foi tema de uma conferência internacional realizada em Houston, Texas (EUA), entre os dias 10 e 12 de setembro.

O encontro foi realizado pela Argus, principal agência de informações do segmento de produtos e derivados de petróleo.

O coque de petróleo é aplicado na fabricação do anodo utilizado na reação eletrolítica da qual se obtém o alumínio primário. São consumidos, em média, 350 quilos de coque para produzir uma tonelada de metal.  Segundo o International Aluminium Institute (IAI), em 2013 foram produzidas mais de 50 milhões de toneladas de alumínio primário no mundo.

Convidado para falar sobre esse importante mercado, o presidente emérito da ABAL Ayrton Filleti apresentou um panorama geral da indústria de alumínio no mundo, com especial foco na América do Sul, continente que possui plantas de alumínio primário na Argentina, Brasil e Venezuela e que responde por 4% da produção mundial, com 1,9 milhão de toneladas (2013).

“Procurei mostrar que o mercado brasileiro para coque de petróleo está menos atraente em função da queda da produção de alumínio, no entanto em termos globais a perspectiva ainda é positiva devido ao crescimento da produção na Ásia, em especial na China e no Oriente Médio”, resume Filleti.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *