FBMC realiza reunião sobre o “Plano Nacional sobre Mudança do Clima” – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

FBMC realiza reunião sobre o “Plano Nacional sobre Mudança do Clima”

10 de abril de 2009

Durante o encontro, Minc divulga o Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas e apresenta o novo projeto de lei em tramitação no Congresso Nacional

 

Em 20 de março, no auditório do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação (Coppe/UFRJ), no Rio de Janeiro, a Secretaria Executiva do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (FBMC) realizou uma reunião para discutir ações voltadas à implantação do “Plano Nacional sobre Mudança do Clima” (PNMC).

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, apresentou o “Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas” – lançado em 17 de abril -, que tem os mesmos moldes do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas das Nações Unidas (IPCC). A proposta deste é reunir cerca de 300 cientistas nacionais de diversas áreas de conhecimento e deve interagir permanentemente com o IPCC.

Além disso, Minc apresentou um projeto de lei que está em tramitação no Congresso brasileiro. O projeto se parece com o “Fundo Amazônia”, que busca financiar programas de desenvolvimento sustentável e na conservação da biodiversidade da floresta. A expectativa é de que o “Fundo Clima” seja dotado de 900 milhões de dólares, além de contar com 10% do lucro da participação especial do petróleo.

O encontro contou com a presença do secretário Executivo do FBMC, Luiz Pingueli Rosa, a secretária de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (SMCQ/MMA), Suzana Kahn Ribeiro, o diretor Geral do Serviço Florestal Brasileiro (SBF/MMA), Tarso Rezende de Azevedo e da secretária do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado do Amazonas (SDS), Nádia Cristina d’Ávila Ferreira, além de representantes do governo federal, dos Fóruns Estaduais de Mudanças Climáticas, setor industrial, academia, de ONGs, órgão ambientais estaduais, empresas, dentre outros.

Para mais informações sobre a reunião clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *