Gestão da água como diferencial competitivo – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Gestão da água como diferencial competitivo

5 de setembro de 2013

Metodologias para aferição do uso do recurso natural está disponível para download

No último dia 20 de agosto, a Comissão de Meio Ambiente da ABAL promoveu o encontro Governança da Água – Metodologia e Ferramentas para o setor do alumínio, conduzido pela Dra. Zeila Piotto, especialista no assunto.

Na ocasião, a ABAL recomendou a seus associados uma metodologia única para o controle do uso da água em nosso setor, de tal forma que, após a implementação da ferramenta para a sua aferição, seja possível a troca de experiências entre as empresas, a fim de melhorar a eficiência e o aproveitamento da água nos processos produtivos, cujos custos impactam significativamente na operação.

“A ABAL se antecipa às futuras solicitações do governo e da sociedade, as quais os setores produtivos estão cada vez mais sujeitos com a nova economia, e insere a gestão da água na agenda das empresas como diferencial competitivo e potencial de provocar mudanças na estratégia de uso desse recurso natural”, explica Adjarma Azevedo.

No site da ABAL está disponível para download a apostila entregue no encontro, contendo a avaliação de várias metodologias para aferi o uso da água, incluindo o modelo operacional recomendado ao setor, da mineração à reciclagem, que foi desenvolvido pelo Conselho Australiano de Mineração (MCA) em parceria com o Instituto da Universidade de Queensland Sustainable Minerals Institute (SMI), conforme pode ser realizado o download pelos links a seguir:

SMI-MCA. Minerals Council of Australia – Water Accounting Framework for the Minerals. 2009

http://www.minerals.org.au/focus/sustainable_development/water_accountingIndustry

SMI-MCA Water Accounting Framework for the Minerals Industry – User Guide. Version December 2011

http://www.minerals.org.au/focus/sustainable_development/water_accountingIndustry

A Comissão de Meio Ambiente da associação mantém contato com a consultora Dra. Zeila Piotto para orientações e esclarecimentos adicionais.

Em caso de dúvida  escreva para valerialima@abal.org.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *