Guia Exame de Sustentabilidade destaca associadas – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Guia Exame de Sustentabilidade destaca associadas

26 de novembro de 2013

Publicação reconheceu as práticas ambientais da Novelis, Alcoa e Votorantim Metais.

A trigésima edição do Guia Exame de Sustentabilidade destaca o compromisso da indústria do alumínio com as boas práticas e seus resultados positivos. Grandes companhias do setor como Alcoa, Novelis e Votorantin Metais foram eleitas pela publicação como empresas sustentáveis em suas categorias, através de indicadores chave.

A Alcoa – eleita a empresa mais sustentável nas categorias Siderurgia e Relações com Fornecedores – foi reconhecida por reduzir o impacto ambiental dos seus resíduos de produção. Atualmente a empresa recicla 77% deste material. “Nossa meta é chegar a 100% até 2030”, explica Franklin Feder, presidente da Alcoa no Brasil. Além disso, a empresa também foi citada pelo seu programa de eficiência energética que resultaram numa redução de 6,5% no consumo de energia no ano passado.

Buscar formas de reaproveitar as sobras dos processos industriais e obter lucro a partir dessa estratégia foi esse o ponto forte que o Guia exaltou sobre a Votorantim Metais, escolhida a melhor empresa na categoria Mineração. A empresa tem previsão de ampliar em 20% a reutilização desse material até 2018, reduzindo os custos em 15%. “Sempre buscamos ir além das exigências legais do setor, pois sabemos que, por pressões da sociedade, a legislação tem evoluído rapidamente”, afirma o presidente Tito Martins.

Garantir que mais da metade da produção de laminados de alumínio seja através de material reciclado, foi o ponto forte da Novelis citado pelo Guia, também figurando na categoria Siderurgia. Para o diretor de reciclagem Carlos Roberto de Moraes essa é a melhor estratégia para garantir a sustentabilidade do negocio. “Hoje o custo do material primário ou reciclado é quase equivalente, mas os produtos de origem mineral tende a ficar cada vez mais escasso”, ressalta.

O Guia Exame de Sustentabilidade é uma publicação que desde 2000 prestigia anualmente as companhias que se destacam por suas práticas socioambientais. Segundo o critério do guia, foram selecionadas 61 finalistas, dentre as quais 20 foram escolhidas as melhores, uma por setor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *