Hydro financia projeto de ensino que beneficiará três municípios paraenses – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Hydro financia projeto de ensino que beneficiará três municípios paraenses

17 de novembro de 2022

 

Em parceria com a Hydro, grupo Lorinvest e o Movimento Bem Maior, o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI) promove o Projeto Synapse – Alfabetização na Idade Certa, que representa um investimento de mais de R$ 2 milhões, com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A rede Synapse constitui uma tecnologia social voltada à melhoria do ensino e do aprendizado de português e matemática no ciclo de alfabetização, alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), construída para ser eficaz em regiões vulneráveis e de extrema pobreza. Atualmente, a metodologia é aplicada em quatro Estados e 27 municípios. Com a parceria da Hydro, este será o início da atuação do projeto na Amazônia , que atenderá os municípios de: Acará, Moju e Tomé-Açu que ficam próximas ao mineroduto da empresa, que leva bauxita de Paragominas a Barcarena.

“Essa parceria reforça nosso compromisso com o desenvolvimento do estado do Pará onde temos a maior parte das nossas operações e o maior número de empregados e empregadas. O apoio à educação nos locais onde atuamos está alinhado à estratégia da nossa companhia e faz parte dos valores e ambições da Hydro”, explica Anderson Baranov, vice-presidente sênior de Relações Externas da Hydro na América do Sul.

Além dos baixos índices de aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental e alto índice de evasão escolar existentes no Estado, a pandemia trouxe desafios para o setor. Entre 2019 e 2021, houve um aumento de 66,3% no número de crianças de 6 e 7 anos de idade que não sabiam ler e escrever. Por meio do projeto, professores que lecionam 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental receberão formação e um novo sistema de gestão escolar de acesso livre e validado pelo Ministério da Educação (MEC) será implementado.

“Temos como estratégia investir em iniciativas de educação de formação tradicional e de qualificação profissional. Com um investimento de aproximadamente R$ 1,1 milhão, por meio do projeto Synapse, esperamos apoiar a qualificação e capacitação das escolas públicas para superar os desafios criados pela covid-19”, complementa Eduardo Figueiredo, Diretor de Sustentabilidade e Impacto Social da Hydro.

O projeto está previsto para iniciar a partir de 2023. A parceria foi anunciada oficialmente pelos cofinanciadores durante a 27ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP-27, no Egito, no dia 16/01 com a presença de Anderson Baranov e Eduardo Figueiredo, da Hydro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *