Iniciativa da MRN gera renda e equilíbrio ambiental em Oriximiná (PA) – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Iniciativa da MRN gera renda e equilíbrio ambiental em Oriximiná (PA)

20 de janeiro de 2023

 

O projeto de Apoio a Sistemas Agroflorestais (SAFs) é desenvolvido pela Mineração Rio do Norte (MRN) e tem como objetivo estimular a geração de renda por meio do incentivo de plantios em equilíbrio com a conservação ambiental. A ação é realizada com pequenos produtores das comunidades de Boa Nova, Casinha e Saracá, no Lago Sapucuá; comunidade Camixá, no médio Rio Trombetas; Bom Jesus e no Lago Batata.

“Esse projeto tem sido fundamental porque promove, por meio de capacitações técnicas, a geração de renda e a conservação ambiental nas comunidades atendidas, com foco nas temáticas agrícolas e socioambientais, e em temas que incrementam a produtividade dos sistemas e a qualidade de vida de todos os envolvidos”, explica a consultora do SAFs, Danúbia Barros.

Os primeiros plantios do projeto ocorreram em 2005 e cada área plantada tem, em média, um hectare por família. Os arranjos são formados por espécies cítricas, como laranja, limão e tangerina, além de cumaru, banana e pupunha.

Ao longo de 2022, foram promovidas diversas ações que contribuíram para o desenvolvimento das atividades executadas pelos produtores, como visitas técnicas mensais e cursos, que formaram nove especializações, sendo elas: Criação de Abelhas sem Ferrão (Meliponicultura), Horticultura com materiais recicláveis, Mercado e Comercialização de produtos de origem vegetal, entre outras.

A coordenadora do projeto, Genilda Cunha, destaca que as atividades realizadas no ano passado atingiram os objetivos previstos.

“Já temos alguns agricultores que são multiplicadores do conhecimento adquirido, gerando trocas de saberes com as equipes técnicas. É com satisfação e uma alegria indescritível que seguimos rumo ao desenvolvimento e aprimoramento desses comunitários, na busca de mais multiplicadores e de famílias que transformaram as suas realidades e fazem a diferença em suas comunidades”, pontua.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *