IV Congresso Internacional do Alumínio premia os melhores trabalhos técnicos – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

IV Congresso Internacional do Alumínio premia os melhores trabalhos técnicos

1 de junho de 2010

Vencedores de sete categorias foram premiados durante solenidade de encerramento

 

O IV Congresso Internacional do Alumínio premiou os melhores trabalhos técnicos apresentados durante os três dias de evento (18, 19 e 20 de maio). A edição deste ano contou com 98 trabalhos técnicos inscritos em sete categorias: “Desenvolvimento de Novos Produtos”, “Reciclagem”, “Fundição”, “Redução”, “Desenvolvimento Sustentável”, “Refratários” e “Processos de Transformação (extrusão, fabricação de fios e cabos, usinagem, tratamento de superfícies e estampagem)”.  Todos eles foram avaliados por um corpo técnico e pelo público presente nas sessões técnicas, segundo os critérios – tema, originalidade, contribuição tecnológica e metologia, podendo atingir até cinco pontos na avaliação.

Dessa forma, a maior pontuação consagrou os premiados de cada categoria, que receberam um troféu e a quantia de R$ 3 mil patrocinada por empresas produtoras e fornecedores da cadeia do alumínio. Com o propósito de estimular novas aplicações do alumínio, apenas a categoria “Desenvolvimento de Novos Produtos” premiou com o valor de R$ 5 mil.

O trabalho mais bem pontuado dessa edição, com 4,78 pontos, foi “Aplicação da metodologia 6-D para aumento da produtividade da planta de tratamento de superfície do alumínio da CBA por processo de anodização” de João Inácio Graciolli Guimarães, da Votorantim Metais-CBA, premiado na categoria “Processos de Transformação”, que foi patrocinada pela Italtecno do Brasil.

A segunda maior nota (4,46) foi para a categoria “Desenvolvimento de Novos Produtos”, patrocinada pela Rio Tinto-Alcan, com o trabalho “Desenvolvimento da Liga AA 4006 na CBA, para forjamento a frio à partir de vazamento contínuo de alumínio (Caster 3C)”, de Heber Pires Otomar, da Votorantim Metais-CBA.

Com a nota 4,69, o trabalho “Seleção de refratários para fornos de cozimento de anodo”, de Paulo Roberto Teruo Tiba, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), foi o premiado na categoria “Refratários”, patrocinada pela Nobre Metais.

Patrocinada pela Forza do Brasil, a categoria “Fundição” premiou o trabalho de Kazuo de Almeida Kamizono, da Universidade Federal do Pará – UFPA, “Avaliação térmica, estrutural e mecânica da Liga 6201, modificada com os teores (0,05 e 0,3)% de Cobre, solidificada em molde unidirecional”, que obteve a nota 4,34.

Na categoria “Desenvolvimento Sustentável”, patrocinada pela Alcoa Alumínio, o vencedor – com nota 4,20 – foi Eduardo Macedo, da Albras – Alumínio Brasileiro, com o trabalho “Redução nas emissões de PFC na Albras – Alumínio Brasileiro”.

Com patrocínio da Aleris Reciclagem, o trabalho “Viabilidade do uso do gás metano produzido em aterros sanitários para fundição de alumínio”, de Joel Lima, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET/MG foi o melhor avaliado (4,05) na categoria  “Reciclagem”.

Por fim, a categoria “Redução”, patrocinada pela Albras – Alumínio Brasileiro, teve como melhor trabalho (nota 3,85) “Um novo aço para uso em barras coletoras de cubas de redução de alumínio”, de Marcelo Gonçalves, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *