Ministros cobram envolvimento de chefes de governo pelo clima – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Ministros cobram envolvimento de chefes de governo pelo clima

20 de fevereiro de 2009

Novos encontros devem acontecer antes da Convenção do Clima para proporem avanço nas negociações sobre redução de emissões

 

Na busca por soluções para o combate às emissões de gases causadores do efeito estufa – GHG, ministros do meio ambiente de 20 países, reuniram-se no Fórum de Nairóbi, na Cidade do Cabo, África do Sul e propuseram o engajamento direto dos chefes de governo de nações desenvolvidas e em desenvolvimento. No encontro, não houve acordo sobre condições mínimas para avançar no cumprimento das metas do protocolo de Kyoto, nem a definição sobre como vai funcionar o fundo de financiamento para o combate à mudanças climáticas.

Ficaram acertados novos encontros do grupo de ministros em Bonn, Bangcoc e na Groelândia, antes da Convenção do Clima no mês de dezembro em Copenhagem. Eles discutirão propostas buscando avançar nas negociações sobre redução de emissões, mas, sem a interferência de seus chefes de governo, consideram difícil sair do impasse. Enquanto não se chega a um acordo, a situação se agrava. Segundo o IPCC – sigla em inglês para Painel Intergovernamental sobre as Mudanças Climáticas -, ainda que todos os países tomem medidas drásticas a partir de agora, o aumento da concentração do gás CO2 na atmosfera continuará crescendo até 2015. Se todos os países desenvolvidos zerassem suas emissões hoje, isso ainda não seria suficiente para impedir que a temperatura do planeta ultrapasse o aumento de 2 °C previsto.

Para ler a íntegra da matéria divulgada pelo Ministério do Meio Ambiente, clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *