MMA lança estudo sobre qualidade do ar – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

MMA lança estudo sobre qualidade do ar

30 de maio de 2014

1º Diagnóstico da Rede de Monitoramento da Qualidade do Ar no Brasil abrange oito estados e Brasília

O Ministério do Meio Ambiente (MMA), em parceria com Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA) e os órgãos estaduais de meio ambiente de oito estados e o Distrito Federal, lança o 1º Diagnóstico da Rede de Monitoramento da Qualidade do Ar no Brasil. O MMA apoiou tecnicamente o trabalho que começou em 2013 e faz referência ao período de 2000 a 2012.

Inédito e detalhado, o estudo mostra a cobertura atual da rede de monitoramento de qualidade do ar operada pelo poder público nas regiões metropolitanas e demais localidades onde há monitoramento da qualidade do ar nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Rio Grande do Sul, Sergipe, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná e no Distrito Federal. Além das áreas monitoradas, o estudo também identificou a qualidade das redes, os tipos de monitores utilizados, os poluentes medidos e a representatividade dos dados obtidos em cada estado.

Disponível para download (PDF 8MB), o estudo auxiliará a discussão atual no Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que deverá estabelecer novos padrões nacionais de qualidade do ar. Os indicadores vigentes foram estabelecidos há 24 anos. “Esta publicação é um passo importante no diálogo entre os diversos entes federativos para a elaboração de políticas públicas adequadas à melhoria da qualidade do ar no Brasil. Representa um importante subsídio para o conhecimento da situação atual nos estados e para que sejam aprimorados os instrumentos de gestão da qualidade do ar”, destacou o secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Ney Maranhão.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Ministério do Meio Ambiente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *