Não esquenta, é Alumínio – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Não esquenta, é Alumínio

11 de novembro de 2013

Propriedades do leve metal como alta refletância e baixa emissividade, fazem das telhas de alumínio seguramente a melhor solução para elevar o conforto térmico em ambientes

O sol nasce para todos, mas no Brasil o astro faz questão de incidir sua radiação por muitas horas. São em média 8 horas diárias. O elevado índice de insolação e fato do país possuir um clima predominantemente tropical aumenta a importância da escolha do material utilizado em coberturas de edificações, quando a preocupação com o conforto térmico reside em propiciar meios de evitar ou atenuar a entrada de calor para o interior da edificação.

Diante deste contexto e, em se tratando de coberturas de alumínio, pode-se avaliar como elas podem contribuir na direção de gerar mais conforto térmico para os ocupantes de uma edificação.

As telhas de alumínio representam um dos componentes do sistema construtivo da edificação e seu desempenho favorável nesta relação dinâmica do conforto térmico é assegurado pelas propriedades intrínsecas do material.

Entre estas propriedades incluem a elevada refletância do metal (medida em 74%) que contribui para bloquear grande parte da radiação solar incidente sobre a cobertura da edificação.

Cabe destacar também que o alumínio apresenta um fator de emissividade muito baixo (apenas 0,12). Isso significa dizer que em um dia ensolarado de verão, quando a quantidade de calor radiante sobre uma cobertura pode atingir até 1.200 W/m², a baixa emissividade do alumínio (144 W/m²) transfere muito pouco dessa radiação para o interior do ambiente.

Em tempos de aumento de conscientização na busca de soluções construtivas cada vez mais sustentáveis, este fator possui elevado valor, pois é possível perceber muito facilmente que, por transmitir menos calor radiante para o interior da edificação, consequentemente, reduz-se também o gasto de energia elétrica com sistemas de climatização ambiental.

Portanto, na busca pelas melhores condições possíveis de conforto ambiental para o projeto de edificações, as telhas de alumínio seguramente representam uma solução bastante eficiente para elevar o seu nível de conforto térmico.

Luiz Valério de Paula Trindade

Coordenador do Grupo de Trabalho Telhas de Alumínio

Associação Brasileira do Alumínio – ABAL

Contato: aluminio@abal.org.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *