Novelis investe em energia solar e avança nas metas globais de sustentabilidade – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Novelis investe em energia solar e avança nas metas globais de sustentabilidade

17 de janeiro de 2023

 

A Novelis investirá cerca de R$ 6 milhões na instalação de placas de energia solar fotovoltaica, que serão implantadas em fevereiro de 2023, nos 14 centros de coleta de latas distribuídos pelo Brasil. A iniciativa vem ao encontro das metas globais de sustentabilidade da empresa, que preveem a redução de 30% da pegada de CO2 até 2026 e a neutralidade em emissões até 2050 em suas operações em todo o mundo.

As novas fontes acumulam potencial de geração de energia limpa de 603.8 MWh/ano, o que tornará os centros de coleta autossuficientes em consumo. A redução estimada em emissão de gases de efeito estufa é de 231,1t de CO2/ano, o que equivaleria a 344 carros que transitam 10 km por dia (0,184 kg CO2/km) em média, ou à captura de carbono de 31.229 árvores da floresta amazônica (7,4 kg CO2/arvore ao longo do ano).

As principais atividades dos centros de coleta são o recebimento das latinhas de alumínio pós consumo, a limpeza do material e o empacotamento para envio a Pindamonhangaba (SP), onde é realizada a reciclagem.  A Novelis está investindo também na troca dos equipamentos e adquirirá 16 novas máquinas para substituir as antigas, tornando-as elétricas.

“Este investimento marca o primeiro projeto da Novelis no Brasil com fonte de energia solar. Nossos objetivos de descarbonização e de produção de um alumínio cada vez mais sustentável são prioridades para a empresa e estamos focados em avançar nas iniciativas que nos aproximem do atingimento dessas metas”, explica Beatriz Sobreira, gerente sênior de Estratégia e Sustentabilidade da Novelis América do Sul.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *