O futuro construído com alumínio – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

O futuro construído com alumínio

17 de julho de 2009

Novo site incentiva o uso de produtos de alumínio na construção civil e apresenta os benefícios da aplicação do metal em empreendimentos sustentáveis

 

A preocupação com a sustentabilidade na construção civil teve início nos anos 1970, durante a crise do petróleo, e aos poucos foi se tornando uma das grandes questões do setor. Atualmente, os chamados green buildings – empreendimentos certificados pela Leed, sigla em inglês para Liderança em Energia e Design Ambiental – já somam mais de 700 unidades somente no exterior. No Brasil, algumas empresas já aderiram ao green building; o primeiro prédio a receber a certificação Leed foi uma agência do Banco ABN Amro Real, inaugurada em 2007 em Cotia, na Grande São Paulo.

Atenta à crescente demanda por projetos e profissionais que trabalham com o conceito de arquitetura com sustentabilidade, o International Aluminium Institute (IAI) lançou o site The Aluminium Industry Launches Global Green Architecture, no último dia 15 de junho, durante o China Aluminum Fabrication Forum. O website tem o propósito de abastecer arquitetos do mundo todo com informações sobre os benefícios da utilização do alumínio para sustentabilidade na construção civil, além de apresentar trabalhos de arquitetos internacionais que utilizam alumínio em suas obras.

“Através do IAI, a indústria do alumínio promove um maior entendimento de seus produtos e processos de manufatura e afeta positivamente a sustentabilidade do setor produtivo e a sociedade. O Instituto está satisfeito por disponibilizar exemplos de arquitetura e profissionais, através dessa via única para o mundo do alumínio, o metal do século XXI”, ressaltou Artem Volynets, presidente do IAI.

Entre os exemplos estão o prédio do Commerzbank, em Frankfurt (ALE), projetado pelo arquiteto Norma Foster, como símbolo de durabilidade, por ser todo revestido em alumínio anodizado; já o arquiteto Mario Cucinella é responsável pelo projeto do SIEBB, localizado na Universidade de Tsinghua, Pequim, edifício que possui painéis fotovoltáicos para captação de energia e aquecimento durante o inverno.

Para o diretor de Projetos Globais do IAI, Chris Bayliss, “a utilização de produtos de alumínio está revolucionando a maneira como os arquitetos concebem e realizam construções sustentáveis, indo ao encontro das necessidades das gerações atuais e futuras para economia, funcionalidade e beleza dos espaços, enquanto reduz as emissões de carbono e consumo de energia”.

Acesse http://greenbuilding.world-aluminium.org/ e conheça o site The Aluminium Industry Launches Global Green Architecture.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *