Oficinas de Metalurgia do Alumínio na Poli – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Oficinas de Metalurgia do Alumínio na Poli

16 de maio de 2013

Alunos de engenharia metalúrgica e de materiais recebem aulas sobre processos com o metal, ministradas por profissionais da indústria

O Projeto ABAL Alumínio nas Escolas empreende mais uma parceria com universidades para difundir o conhecimento sobre o metal.  Desde o mês de abril, alunos dos cursos de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) participam das Oficinas de Metalurgia do Alumínio, programa de aulas ministradas por profissionais da indústria ligados à associação.

Os temas propostos e o conteúdo são elaborados em conjunto com a ABAL e o chefe do departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, prof. Jorge Tenório, com  o intuito de trazer focos distintos – acadêmico e industrial – sobre um mesmo assunto. “A essência pode ser a mesma, mas os enfoques são diferentes e complementares, proporcionando uma experiência muito rica para os alunos”, explica Tenório.

E foi com o olhar prático, de quem atuou por mais de 25 anos na área de tecnologia da Novelis, que o engº Olívio Siviéri apresentou a Oficina de Laminação de Alumínio a cerca de 30 alunos do 4º ano da Poli. Siviéri abordou a teoria de laminação focando nas principais demandas do processo de fabricação de latas de alumínio para bebidas – principal produto laminado da indústria do alumínio. “Mostrei aos alunos, entre outros assuntos, as varáveis do  processo de laminação envolvidas no controle da planicidade, de espessura e do desenvolvimento de texturas cristalográficas, itens importantes na estampagem de chapas de alumínio, particularmente na fabricação de latas”, exemplifica o engenheiro.

Desdobramentos

Além das aulas de laminação, os alunos também assistiram a aulas sobre extrusão, ministradas pelo engº Marcelo Gonçalves. Para esse semestre, a programação ainda inclui a oficina sobre o processo de obtenção de alumínio primário (Hall-Heroult), aos alunos do 5º ano, e oficinas de fundição e reciclagem do alumínio no segundo semestre de 2013.

Mas a parceria entre ABAL e Poli não se resume às aulas de metalurgia. Visitas  técnicas às unidades da Inbra Metais e da Votorantim Metais estão agendadas, bem como a realização de minicursos e palestras sobre a utilização do alumínio na construção civil e na indústria automotiva, durante a tradicional Semana de Estudos Mínero-Metalúrgicos da Poli, no segundo semestre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *