Pelo 22º ano consecutivo, CBA capacita educadores na Zona da Mata mineira – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Pelo 22º ano consecutivo, CBA capacita educadores na Zona da Mata mineira

19 de março de 2024

 

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) realizou a 22ª edição do Curso de Atualização em Educação Ambiental na Zona da Mata mineira, projeto que compõe o seu Programa de Educação Ambiental (PEA). O encontro, realizado nos dias 13 e 14 de março, em Muriaé, contou com a participação de cerca de 40 professores e educadores da rede pública municipal e estadual, de oito municípios da região: Itamarati de Minas, Cataguases, Miraí, Muriaé, São Sebastião da Vargem Alegre, Rosário da Limeira, Miradouro e Fervedouro.

“Educação Ambiental Crítica & Transformadora: Desafios Ambientais Emergentes” foi a temática desenvolvida em conjunto com o Instituto Moleque Mateiro, parceiro da CBA em mais esta edição do Curso. O objetivo é proporcionar a formação ambiental, para que professores e educadores apliquem seus conhecimentos junto aos alunos durante o ano escolar, com apoio da equipe do PEA. Nos próximos meses, eles irão desenvolver as práticas aprendidas durante o Curso em suas escolas através de projetos. Ao final do ano, acontecerá a culminância das ações, quando serão apresentadas as atividades e os projetos desenvolvidos ao longo de 2024.

Seguindo o modelo dos últimos anos, o Curso de Atualização em Educação Ambiental trabalhará diferentes módulos, que vão abordar análise crítica ambiental, transformações possíveis e embasamento prático e teórico para a criação de projetos ambientais propositivos. Os módulos terão como fundamentos os desafios ambientais emergentes, abordando as crises climáticas globais, gestão de resíduos, economia circular, ecologia, biodiversidade, poluição e poluentes.

Essa é a terceira vez que a professora Lívia Vernier, da Escola Municipal Dr. Justino Pereira, em Miraí, participa do Curso. Para ela, o conteúdo contribui para atualização do tema e sua aplicação em sala de aula.

“Esse Curso é muito importante para nós, educadores, pois  ‘oxigena’ as nossas ideias para a prática em sala de aula durante o ano letivo. Aprendemos coisas novas e repassamos o conteúdo para nossas crianças. Com isso, podemos mudar a percepção, enquanto escola e família, do uso dos recursos  naturais e a forma de agir com o meio ambiente”, relata.

O gerente das Unidades de Mineração da CBA na Zona da Mata mineira, Christian Fonseca de Andrade, reforça a importância do Programa para a conscientização ambiental da comunidade escolar por meio dos atores educacionais, gerando transformações para as futuras gerações.

“Promover a educação ambiental nos territórios do entorno de nossa Mineração Sustentável é um dos mais relevantes compromissos socioambientais da CBA. Essa troca e sinergia entre Empresa, comunidade, escolas e parceiros é enriquecedora para todos nós, além de promover uma rede de conscientização ambiental, utilizando das nossas práticas sociais e dos cuidados com o meio ambiente como inspiração para transformações que vão além do nosso setor”, afirma. “Continuaremos avançando juntos para fortalecer cada vez mais a educação ambiental nas escolas e, consequentemente, o desenvolvimento sustentável das regiões onde a Companhia está presente”, reforça Christian.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *