Programa da CBA incentiva aprendizagem escolar em Niquelândia (GO) – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Programa da CBA incentiva aprendizagem escolar em Niquelândia (GO)

16 de dezembro de 2022

 

O programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE),  iniciativa da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) em parceria com o Instituto Votorantim, teve avanços na aprendizagem escolar no município de Niquelândia, no norte de Goiás. O PVE está na 13ª edição e conta com cerca de 3.336 alunos.

O objetivo do programa é contribuir com a melhoria da educação pública, o que tem sido verificado por meio do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no município. De acordo com a avaliação de 2021, divulgada em setembro de 2022 pelo Ministério da Educação (MEC), Niquelândia alcançou a nota de 5,8 nos anos iniciais do Ensino Fundamental, superior à meta de 5,7. Nos anos finais, a nota foi de 4,9 e ultrapassou a nota de 4,6 obtida pelo município antes da pandemia de Covid-19.

“Ter o PVE conosco é uma grande honra e satisfação. Com o programa, apesar da drástica travessia do período pandêmico, conseguimos nos manter nas médias previstas pelo Ideb para cada uma de nossas unidades escolares. Com a retomada das aulas presenciais, iniciamos um avanço na perspectiva de implementação de ações para a recuperação da aprendizagem escolar também com reflexões e troca de experiências dentro dos ciclos do PVE”, pontua o secretário municipal de Educação, Wesley Campos.

O gerente geral de Sustentabilidade da CBA, Leandro Faria, afirma que a realização do PVE em Niquelândia, com mais de uma década, é uma mostra do êxito do programa para estimular a melhoria da educação no município.

“O PVE é um exemplo de como a parceria entre a iniciativa pública e privada pode impulsionar transformações duradouras para a comunidade. O aperfeiçoamento contínuo da Secretaria de Educação de Niquelândia a partir dos diagnósticos do PVE demonstra um comprometimento em sintonia com a nossa visão de promover transformações do futuro já no presente, gerando impactos positivos na vida das pessoas”, diz.

O PVE é realizado em quatro ciclos, ao longo ano, por meio das frentes de Gestão Educacional e Gestão Escolar. As atividades são destinadas a secretários municipais de Educação, equipes técnicas e gestores escolares. A iniciativa contempla também a comunidade por meio da frente de Mobilização Social.

“A educação é um direito de todos e o PVE valoriza essa premissa ao envolver a população em ações em prol da formação de cidadãos. Para nós, é um orgulho fortalecermos o diálogo local e a soma de esforços, por meio do PVE, para Niquelândia avançar cada vez mais na qualidade da educação”, afirma o gerente industrial da Unidade Niquelândia da CBA, Wagdo Braga Gomes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *