Programa de Educação Ambiental da CBA premia projetos escolares em Minas Gerais – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Programa de Educação Ambiental da CBA premia projetos escolares em Minas Gerais

21 de outubro de 2022

 

Foi realizado o encerramento do Curso de Atualização em Educação Ambiental, iniciativa do Programa de Educação Ambiental (PEA), da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA). O evento contou com a participação de educadores, gestores escolares e professores de nove escolas públicas das cidades mineiras de Poços de Caldas, Caldas e Divinolândia.

Em parceria com a Ekoa Educação, a inciativa tem como objetivo fomentar a conscientização para conservação ambiental junto às comunidades e atribui o seguinte tema ao curso de 2022: “A retomada das aulas presenciais: a educação ambiental como ferramenta de integração”. Ao longo do ano, os professores desenvolveram projetos ambientais em suas escolas, com base nos conteúdos abordados.

O gerente da Unidade de mineração da CBA em Poços de Caldas, Alexis Dias de Souza, enaltece a importância do curso e o envolvimento dos professores, alunos e comunidades escolares nos projetos deste ano.

“O Curso de Educação Ambiental já se consolidou como referência na capacitação e formação de educadores como agentes multiplicadores da conscientização ambiental. O programa ofereceu novas possibilidades de trabalhar a educação ambiental em um contexto de interdisciplinaridade, tornando o retorno das aulas presenciais mais atrativo e lúdico. Ficamos imensamente satisfeitos com o empenho dos professores e a mobilização das comunidades escolares nas iniciativas propostas”, pontua.

Foram destacados os resultados de nove projetos educativos, avaliados por uma banca julgadora no evento de encerramento realizado na unidade da CBA em Poços de Caldas. As três principais iniciativas foram reconhecidas.

  • Em primeiro lugar, foi eleito o projeto “Pequenos Empreendedores”, proposto pela professora Quézia Pires. O objetivo foi orientar as crianças sobre noções de negócios e organização e como cuidar das finanças desde cedo.
  • O projeto “Meio Ambiente: Repensando o Consumo – A escolha é sua!”, ficou em segundo lugar, com intuito de reforçar a importância do meio ambiente e a interferência humana, assim como contribuir para a convivência com o meio ambiente, protegendo, conservando e garantindo condições de um futuro desejado por todos. Apresentado pelas professoras Edivânia Cristina Dias, Rosana Rosseto, Adriana Bertolini, Daniela Faria e Natany Silva.
  • A terceira colocação ficou com o projeto “Reciclar Reutilizando”, que levou o aluno a repensar o próprio consumo, reduzir o que é consumido, reutilizar objetos, reciclar materiais e recusar produtos que sejam prejudiciais ao meio ambiente ou explorem o trabalho humano. A iniciativa foi apresentada pela professora Maria Helena de Lima.

Desenvolvido há 21 anos pela CBA, o PEA conta mais de 1.200 educadores que participaram do programa e já impactou mais de 145 mil pessoas em Minas Gerais, onde a companhia possui operações de lavra de bauxita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *