Programa de Valorização da Educação da CBA fortalece a cultura quilombola em Barro Alto – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Programa de Valorização da Educação da CBA fortalece a cultura quilombola em Barro Alto

12 de dezembro de 2023

 

Promovido pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) e Instituto Votorantim, educadores, gestores escolares e professores da educação infantil e fundamental de Barro Alto participaram da Culminância do Programa de Valorização da Educação (PVE), que tem o objetivo de fortalecer a educação nos municípios e trazer resultados efetivos para o ensino nas escolas públicas.

Em 2023, a edição de Barro Alto teve como tema principal a “Valorização da cultura quilombola em combate ao racismo”. Ao todo, 11 escolas da educação infantil e do ensino fundamental participaram do Programa, além da participação ativa dos quilombolas da região.

Durante todo o ano letivo os estudantes foram apresentados à cultura quilombola, por meio de projetos pedagógicos e visitas presenciais aos quilombos, onde puderam conhecer de perto essa parte da história do município.

De acordo com a secretária de Educação de Barro Alto, Sandielle Tavares, trabalhar a questão da valorização e resgate da cultura quilombola foi um grande desafio, mas também muito importante em um município que conta com alguns quilombos.

“A educação encarou esse desafio de trazer o resgate e valorização desta cultura, que exalta nossas raízes e nossa comunidade de modo geral. Tenho certeza de que nossas crianças estão mais motivadas, mais conhecedoras dessa cultura. E, principalmente, se reconhecendo em muitas questões que possivelmente nem conheciam”, afirma.

No evento de encerramento, realizado na Praça Vilmar Rabelo, no dia 24 de novembro, foram apresentados os trabalhos pedagógicos desenvolvidos ao longo do ano. Também foi feito o lançamento oficial da revista especial produzida pelos estudantes, com resgate histórico da cultura quilombola na região. O evento gratuito contou ainda com apresentação de danças típicas dos quilombolas.

Para o gerente da Unidade da CBA em Barro Alto, Alexis Dias de Souza, contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades do entorno da Companhia é fundamental para o desenvolvimento local.

“O PVE vem sendo uma das principais ferramentas para fortalecer a educação pública. Esse papel é ainda mais importante neste contexto de valorização da história local e combate ao racismo. Para isso, buscamos engajar toda a rede escolar, contando com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e de toda a comunidade em prol do desenvolvimento do ensino público”, pontuou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *