Programa Jovem Aprendiz da MRN cria oportunidades em Oriximiná (PA) – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Programa Jovem Aprendiz da MRN cria oportunidades em Oriximiná (PA)

7 de fevereiro de 2023

 

Realizada pela Mineração Rio do Norte (MRN) em parceria com o Serviço Nacional da Indústria (Senai), o Programa Jovem Aprendiz conta com 60 talentos em 2023, sendo 49  oriundos de comunidades quilombolas, localizadas no município de Oriximiná, oeste do Pará.

O objetivo da iniciativa é oferecer qualificação e experiência profissional aos jovens, por meio de cursos como o de Operador de Manutenção Eletromecânica e Mantenedor de Sistemas de Automação Industrial. Além disso, o Programa Jovem Aprendiz propicia que mulheres estejam inseridas em carreiras ainda ocupadas majoritariamente por homens.

“Meu foco mudou logo quando eu estudei sobre o programa no site da MRN e conheci os benefícios. Agora minha meta é me qualificar ainda mais. O que eu mais gosto é a aprendizagem de forma dinâmica. Isso quebra aquele gelo de ficarmos só escrevendo de maneira robótica. Saber que estou começando minha carreira profissional em uma empresa que é referência, me faz ter novos planos porque sei que isso me abrirá portas no mercado de trabalho”, afirma Hilary, do curso de Automação Industrial

As atividades práticas ocorrem nos laboratórios do departamento de Desenvolvimento de Pessoas e nas áreas operacionais e administrativas da MRN. O novo ciclo de aprendizes iniciou em janeiro deste ano e segue até abril de 2024.

“Uma das fases mais importantes durante esse processo de chegada desses jovens é, o onboarding, ou seja, a integração que fazemos com cada área da empresa. Durante essa etapa, proporcionamos a eles uma visão global de nossa produção, integrando qualidade, meio ambiente, educação financeira e palestras educativas, como o uso de álcool e drogas e gravidez na adolescência. Além disso, eles passam por treinamentos de segurança e visitas à operação de mina, sala de monitoramento de barragens e reservatórios de disposição de rejeito. Vale ressaltar que mais da metade desses 60 jovens são mulheres”, explica, Rosanne Salgado, analista de Recursos Humanos e responsável pela condução do programa.

O processo de integração tem a duração de 10 dias e, ao final, os aprendizes participam de um bate-papo com o diretor de Operações, Rogério Junqueira, ocasião em que o profissional aborda o ciclo sustentável de produção bauxita e apresenta o projeto de continuidade operacional da companhia.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *