Programação do Congresso terá Palestras Especiais e Workshops – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Programação do Congresso terá Palestras Especiais e Workshops

8 de março de 2012

Serão abordados temas sobre processos produtivos e segmentos de consumo; painel sobre EHS encerra o evento

 

Palco para mostrar o que há de mais novo em termos de processos e aplicações do alumínio, o IV Congresso Internacional do Alumínio, que será realizado nos dias 24, 25 e 26 de abril, preparou uma programação com 91 apresentações técnicas organizadas segundo os temas: Alumínio Primário, Fundição, Refratários, Processos de Transformação e Desenvolvimento de novos produtos.

Dentro dessa programação estão previstas 13 palestras especiais (keynotes speakers), que serão apresentadas por especialistas e criarão uma base comum entre os demais trabalhos técnicos apresentados em cada sessão. Os temas foram definidos pela Comissão Organizadora do evento, levando em conta os interesses de cada área de estudo abordada.

“A presença de keynotes speakers em congressos internacionais tem se tornado uma constante. A tendência vem para trazer maior esclarecimento com relação a novidades no setor, com o relato de especialistas nos assuntos abordados em cada sessão”, afirma Ayrton Filleti, coordenador da Comissão Organizadora dos eventos.
Workshops
No último dia do evento, quatro workshops direcionados a oportunidades e desafios para o alumínio em segmentos grandes consumidores do metal, além de um painel referente a questões ambientais e de segurança no trabalho completam a programação do Congresso.

A inserção gradual do alumínio no fechamento de automóveis será o tema principal do Workshop Alumínio na Indústria Automotiva, que terá duas palestras sobre o assunto. Em seguida, um painel com representantes de montadoras e autopeças discute a leveza dos veículos com alumínio em sua estrutura. Já o Workshop Alumínio em Transportes Rodoviários de Carga, além de um painel com usuários e produtores de implementos rodoviários discutindo oportunidades e tendências do alumínio no segmento, também apresentará os resultados de pesquisa sobre o uso do metal em carrocerias abertas para transporte de cargas secas.

O tema escolhido para o Workshop Alumínio na Construção Civil foi o desempenho das esquadrias de alumínio frente às normas NBR 10.821 e NBR 15.575. Está previsto um painel com especialistas em inovação, tecnologia, qualidade de construção e cumprimento de normas técnicas em projetos. O Workshop Utensílios Domésticos de Alumínio abordará a importância da inovação para se manter competitivo no mercado atual.

O Painel Os Desafios de Saúde, Segurança e Meio Ambiente – Presente e Futuro abordará temas importantes de EHS (environmental health and safety); primeiramente as questões referentes ao meio ambiente, com ênfase nas mudanças climáticas e seu impacto econômico para as indústrias, na transição para uma economia verde. Em seguida se discute o tema gestão de saúde e segurança nas empresas e seu impacto na  performance e eficiência dos funcionários.

Confira a programação completa do V Congresso Internacional de Alumínio; XI Seminário Internacional de Reciclagem do Alumínio; e Exposição Internacional do Alumínio – ExpoAlumínio 2012 em www.expoaluminio.com.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *