Projeto apoiado pela Alcoa mapeará áreas para implantação de corredores ecológicos em Poços de Caldas e região – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Projeto apoiado pela Alcoa mapeará áreas para implantação de corredores ecológicos em Poços de Caldas e região

22 de janeiro de 2024

 

A Alcoa Foundation acaba de firmar uma importante parceria em Poços de Caldas com o Instituto Federal (IF) Sul de Minas, campus de Poços de Caldas, para o mapeamento de remanescentes florestais e áreas de conectividade para futuros corredores ecológicos em uma área de 196 mil hectares em Caldas, Andradas e Poços de Caldas, em Minas Gerais, e Divinolândia, em São Paulo.

O projeto será desenvolvido ao longo dos próximos 12 meses e contará com o envolvimento de professores do IF das áreas de Administração, Georreferenciamento e Geografia, além de profissionais de Meio Ambiente e Mineração da Alcoa.

“O principal objetivo é mapear as possíveis áreas com presença de vegetação, para promoção futura de conectividade e de preservação”, explica Brígida Costa, engenheira Florestal da empresa.

Para isso, serão realizados levantamentos para a identificação do uso do solo e de remanescentes de vegetação representativos, além de ações de aproximação com entidades locais.

“Esperamos fortalecer uma governança com o envolvimento de entidades públicas e privadas, com o engajamento da comunidade local, especialmente com os agricultores da região”, afirma Sergio Pedini, professor do IF Sul de Minas.

Sarah Pimenta, gerente de Meio Ambiente, afirma que a importância de reforçar que corredores ecológicos fortalecem ecossistemas e permitem a migração de espécies e a dispersão de sementes, o que proporciona inúmeros benefícios para a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável, como o deslocamento de animais em busca de alimentos.

Pedini também destaca que a iniciativa visa criar um ambiente mais saudável e sustentável para a comunidade Alcoa e suas áreas circunvizinhas.

“A promoção da conservação da natureza e da biodiversidade é essencial para o bem-estar das pessoas e para garantir um futuro equilibrado para as gerações futuras”, conclui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *